detailingshop-header-pic1
Fortaleza tem 25 trechos de praia liberados para banho neste fim de semana; confira quais são
10 de agosto de 2024
Brasil não reconhecerá eleição de Maduro sem publicação das atas
10 de agosto de 2024
10 de agosto de 2024

Presidente da Supremo Corte de Bangladesh renuncia por pressão

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Decisão se deu após uma multidão de estudantes exigir sua saída durante protestos
Forças Armadas montam guarda em frente à área do Supremo Tribunal em Dhaka Foto: EFE/EPA/MONIRUL ALAM

O presidente do Supremo Tribunal de Bangladesh renunciou neste sábado (10), após uma multidão de estudantes exigir durante protestos a saída do mais alto juiz do país, imerso em uma crise institucional após a renúncia da primeira-ministra Sheikh Hasina.

– O nosso presidente do Supremo Tribunal se demitiu. Sua carta de demissão já chegou ao Ministério da Justiça. Vamos enviá-la ao presidente sem demora – disse em um vídeo publicado em sua conta no Facebook o assessor responsável pelo Ministério da Justiça do governo interino, Asif Nazrul.

Leia também1 Filipe Martins é retido e defesa denuncia abuso de autoridade
2 Para membros da Corte, decisão sobre o relógio de Lula expôs TCU
3 STF forma maioria para condenar a idosa Fátima de Tubarão
4 STF: Dino condiciona repasses de emendas Pix a “transparência”
5 Pastor detido no 8/1 precisa de cirurgia; Moraes nega domiciliar

– Esperamos que seja processado muito rapidamente, em poucas horas – acrescentou.

Centenas de estudantes se concentraram neste sábado na porta da sede do mais alto tribunal para dar um ultimato aos juízes, a quem acusam de tentar um golpe judicial para restaurar a ex-premiê de Bangladesh, que controlou o poder de uma forma autoritária por 15 anos.

– Existem algumas formalidades para a renúncia. Assim que as tiver concluído, enviarei a minha carta de demissão ao presidente Mohammed Shahabuddin esta tarde – disse o juiz Obaidul Hassan, acrescentando que sua demissão é para o benefício de todos os membros da corte.

Questionado sobre se outros juízes do Supremo Tribunal também renunciariam, o presidente judicial respondeu:

– Essa seria a decisão deles – noticia o jornal bangladeshiano “Daily Star”.

Segundo os manifestantes, Hassan representa a influência da mandatária forçada a renunciar na última segunda (5), após semanas de protestos antigovernamentais, que foram fortemente reprimidos e levaram a confrontos que deixaram ao menos 400 mortos, segundo relatório da Agência EFE.

– Já tínhamos pedido anteriormente a demissão do presidente do Supremo Tribunal. Se ele se posicionar contra os estudantes e o povo e os provocar, terá de enfrentar consequências terríveis – disse o coordenador do movimento estudantil antidiscriminação, Abdul Hannan Masood.

O regresso às ruas, depois de dias de aparente calma e da nomeação de um governo interino, deve-se ao fato de que “os juízes de Hasina quererem dar hoje um golpe judicial, dando a impressão de que ela não tinha renunciado”, disse à EFE o manifestante Sabit Hasan, estudante do Notre Dame College, em Daca.

– Esses juízes tendenciosos devem renunciar. Enquanto não renunciarem, continuaremos protestando – acrescentou.

Os protestos deste sábado ocorrem após o filho da ex-premiê, conhecida como a “dama de ferro” de Bangladesh, Sajeeb Wazed, ter garantido que Hasina não se demitiu formalmente, e sugerido seu possível regresso ao país.

Embora o Supremo Tribunal tenha validado neste sábado o governo interino do país, liderado pelo vencedor do Prêmio Nobel Muhammad Yunus, que tomou posse na última quinta (8), cumprindo a exigência dos estudantes, o tribunal convocou uma reunião plenária dos juízes que os manifestantes interpretaram como irregular.

*EFE/PLENO NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

24 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail A probabilidade é de precipitação entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 mm/dia Chuvas intensas devem atingir Fortaleza […]
24 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Alô, Tabuba! PAM + Reinauguração da Unidade de Atenção Primária à Saúde Maria Neurice Brauna Galdino Neste sábado […]