Empresas liberam entrada de animais no ambiente de trabalho em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Divulgação
Ação foi adotada em pelo menos duas empresas do segmento de tecnologia em São José do Rio Preto (SP), e surtiu efeitos positivos. Em uma delas, a ideia surgiu depois que um felino resolveu ‘morar’ no local.
Empresas estão permitindo a entrada de animais no ambiente de trabalho para melhorar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, em São José do Rio Preto (SP). Atuando no segmento de tecnologia, uma agência da cidade realizou o primeiro “Pet Day” em 23 de agosto. O evento reuniu animais de diversos funcionários.
A ideia foi impulsionada por um novo colaborador da empresa, o Pedro, um gatinho sem raça definida que apareceu no prédio e foi adotado pelos funcionários há quatro meses. O felino passa o dia percorrendo as salas e “participando de reuniões”, sempre em busca de um afago.
Empresas liberam entrada de animais no ambiente de trabalho em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Divulgação
Entre um cafuné e outro, os sócios da empresa decidiram fazer um levantamento sobre o número de pets entre os colaboradores. Ao se surpreenderem com a quantidade significativa de animais, instituíram um dia em que todos pudessem levar os bichinhos para o trabalho.
Na ocasião, um médico veterinário acompanhou a rotina dos animais e se encarregou de cuidar dos visitantes.
Empresas liberam entrada de animais no ambiente de trabalho em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Divulgação
Durante a ação, o bichano Pedro teve a companhia de outros 40 animais, entre gatos, cachorros, passarinhos, tartaruga e até uma cobra. Além de oferecer orientações, a equipe veterinária fez exames de hemograma básico e completo e aplicação de vacinas a preços mais acessíveis aos colaboradores.
“Entendemos que o cuidado com os animais reflete diretamente no bem-estar dos nossos colaboradores. Quando proporcionamos um evento como o ‘Pet Day’, estamos não só cuidando dos bichinhos, mas também fortalecendo nossos laços, criando um ambiente de trabalho acolhedor e promovendo mais qualidade de vida para todos”, explica Maytê Biscassi, head comercial da empresa.
Chegada do gato Pedro à empresa estimulou a criação do ‘Pet Day’ em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Em entrevista ao g1, Pedro Tonin, que atua no departamento comercial da empresa, conta que levou o Nico. Tanto o tutor quanto o cãozinho apoiaram a medida.
“Foi incrível poder trazer o meu dog para o trabalho e dividir esse espaço com ele. A gente já passa boa parte do tempo no trabalho, então faz todo sentido se sentir em casa e trazer nossos pets. Faz toda a diferença. A interação da galera que não tem pet também foi legal, deu para perceber o quanto isso contribuiu para deixar o dia leve”, relata.
Pedro Tonin e Nico em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Divulgação
Além de proporcionar momentos de descontração e cuidado com os pets, a iniciativa reflete a cultura da empresa com a criação de um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo. Diante do bom resultado, os gestores da agência planejam repetir a atividade.
Para os colaboradores, a convivência com Pedro trouxe um aprendizado diário que simboliza um amor genuíno.
Empresas liberam entrada de animais no ambiente de trabalho em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Divulgação
Tradição
Em uma empresa de tecnologia da informação para medicina diagnóstica da cidade, a iniciativa é tradição. O “Pet Day” ocorre semanalmente desde 2022 e em algumas datas temáticas, como o carnaval, com ações especialmente direcionadas aos animais de estimação. Desde então, as quintas-feiras nunca mais foram as mesmas.
“Ao longo deste ano, a gente percebeu um grande aumento na interação entre os colaboradores, redução nos níveis de estresse e ansiedade, o que contribui para a produtividade e melhora o nosso clima organizacional”, explica Cristina Bertolino, diretora da empresa.
Cristina Bertolino, diretora da empresa em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Atualmente, cerca de 15 animais participam do programa e visitam o escritório semanalmente. A ideia, que começou de forma sazonal, se tornou permanente com a participação dos colaboradores, que já notaram a diferença no ambiente corporativo.
É o caso de Paula Zolini, supervisora de marketing e vendas, e tutora do Afonso e do Benjamin. Os dois cães ficaram tranquilos no novo ambiente.
“A possibilidade de trazer meus pets para o escritório é, sem dúvida, algo que faz a diferença no meu dia a dia. É muito bom trabalhar vendo os dois aqui do meu lado. Aproveito para brincar e dar atenção entre uma reunião e outra. Além disso, eles ganham carinho de todos o dia inteiro. Faço conexões com pessoas com quem antes não me relacionava através deles, outro benefício dessa iniciativa.”
Paula Zolini com o animal de estimação em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo pessoal
G1