detailingshop-header-pic1
Com salários acima do teto, TCE alerta prefeituras no Ceará sobre pagamentos por plantões médicos de 72 horas seguidas
25 de janeiro de 2025
Rajadas de ventos causam transtornos em Russas, no interior do Ceará; estado tem alerta de chuvas intensas em 45 cidades
25 de janeiro de 2025
25 de janeiro de 2025

Morre o cearense Mestre Lucas Evangelista, poeta da Literatura de Cordel, aos 87 anos

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Artista ganhou destaque nas praças de Fortaleza e foi regravado por bandas de forró

Mestre Lucas Evangelista, reconhecido pela Literatura de Cordel e pela arte do repente, partiu aos 87 anos, na manhã deste sábado (25), deixando um legado no mundo das letras. Nascido em Crateús, no dia 6 de maio de 1937, teve contato desde à infância com as tradições culturais.

Começou a ver, ainda pequeno, as contações de histórias e cantorias com os pais. O artista se tornou poeta, repentista, escritor, compositor e violeiro, com reflexões poéticas das ruas de Fortaleza. A informação sobre o falecimento do Mestre Lucas Evangelista foi confirmada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

“Neste momento de luto, estendemos nossas condolências a seus familiares, amigos e a todos que tiveram a honra de se encantar com sua obra. Que sua voz continue a ecoar nos corações daqueles que acreditam no poder da cultura popular cearense”, descreveu a Secult em nota.

 

Veja também

 

 

 

Mestre Lucas tem a obra gravada em centenas de folhetos, discos e gravações. As temáticas e linguagem usadas nas canções do artista levaram às regravações de cantores como Frank Aguiar e grupos como Calango Aceso e Mastruz com Leite.

Trajetória

Ao viver em Fortaleza, Mestre Lucas Evangelista foi vendedor de folheto de cordel e violeiro, sendo a primeira apresentação na Praça dos Leões, no Centro da Cidade, como registra o Mapa Cultural.

Ao lado do irmão, Pedro Evangelista, também poeta e repentista, começou a cantar em outras praças de Fortaleza, indo para o interior e até para outros estados. Publicou centenas de romances, folhetos e gravou outras centenas de canções e poemas de cordel.

DIÁRIO DO NORDESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

25 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Novo espaço da ACL será aberto ao público na manhã deste sábado (26), no Centro da Cidade O […]
25 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Oportunidades são voltadas para nível médio e há reserva para candidatos negros As inscrições para o concurso público de admissão […]