O fato: A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aprovou a viabilidade ambiental de dois projetos de energia solar no Ceará, durante reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).
Projetos: O primeiro projeto a receber aprovação, com 16 votos a favor e três abstenções, foi o Complexo Fotovoltaico Timbaúba. Localizado nos municípios de Quixadá e Ibaretama, o empreendimento abrangerá quatro usinas fotovoltaicas, com uma capacidade instalada total de 157,78 MW e uma área ocupada de 366,44 hectares.
O investimento necessário para a implementação do projeto é estimado em aproximadamente R$ 474 milhões. A companhia responsável pelo projeto de energia renovável é a Soma (Serviços, Organização e Meio Ambiente). Durante o pico das obras, espera-se que o complexo solar empregue cerca de 350 pessoas.
Casa dos Ventos: O segundo projeto aprovado foi o Complexo Fotovoltaico Tianguá, que será desenvolvido entre os municípios de Tianguá e Ubajara. O projeto recebeu 16 votos favoráveis e quatro abstenções. Idealizado pela empresa Casa dos Ventos, o complexo terá um investimento inicial em torno de R$ 890 milhões, ocupará cerca de 508 hectares, e contará com uma capacidade de geração de 250 MW.
FOCUS PODER