O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (9). Antônio Marques, de 63 anos, tem dificuldade de se movimentar e mora em uma comunidade com acesso difícil para veículos.
Um idoso de 63 anos precisou ser carregado dentro de uma rede para conseguir chegar até o hospital municipal de Meruoca, interior do Ceará, onde tinha um procedimento marcado. Antônio Marques sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2011 e, desde então, tem problemas de mobilidade.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Ele mora junto com a esposa na Comunidade de Croatá, zona rural que fica a cerca de 12 quilômetros da sede da cidade. Como vive em um local com relevo, sempre enfrentou dificuldades para ir até a sede do município.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: Prédio da Justiça é invadido por cobras em Santa Quitéria, no interior do Ceará
- Dia das Mães: cemitérios públicos de Fortaleza recebem visitas neste domingo (11)
Nesta sexta-feira (9), no entanto, o idoso precisou de atendimento médico e a família fez uma força-tarefa para levá-lo até o Hospital Chagas Barreto. Antônio foi colocado em uma rede e carregado por cerca de dez minutos até o início da comunidade. Lá, estava um carro esperando por ele para fazer o caminho até o hospital.
Falta de acesso
A comunidade denuncia a falta de acesso no local e pede atendimentos em domicílio nos casos mais vulneráveis.
Francisco Silva, cunhado da vítima, é uma das pessoas que carregou a rede. Ele disse que usaram a rede tanto para descer o relevo, como para subir com o idoso após a consulta.
“Primeiro foi negada a ambulância, disse que não tinha ambulância. Mas eu disse que viria com meu carro até certa altura e levaria ele. Arranjei alguns homens, botamos ele na rede e levamos até o carro. Do carro, eu e minha irmã e o meu cunhado fomos até o hospital. Chegamos lá no hospital, não tinha gente nem para receber ele numa cadeira de rodas”, relatou Francisco ao g1.
A dificuldade de acessar os serviços da sede da cidade é sentida por todos os moradores da região. Para realizar qualquer atividade, só é possível descer da comunidade a pé — moto ou carro não sobem no local. E o problema é antigo, de acordo com Francisco.
“Ele (Antônio, o idoso) mora a vida toda lá. Antes dele, já moravam os pais deles. É uma comunidade com umas 50 pessoas e todos com a mesma dificuldade. Quando a feira da minha irmã chega, fica lá embaixo naquele mesmo canto que o carro ficou”, disse Francisco.
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Meruoca disse que tomou conhecimento do episódio e iniciou providências para melhorar as condições de acesso às famílias da localidade.
De acordo com a prefeitura, na próxima segunda-feira (12), equipes da Secretaria de Obras estarão na comunidade para realizar estudos técnicos do relevo e das condições do terreno, com vistas à elaboração de estratégias viáveis para a melhoria e eventual ampliação das estradas.
“Esclarecemos que a Comunidade de Croatá é atendida pelo Posto de Saúde do Distrito de São Francisco, o qual dispõe de ambulância para transporte de pacientes. Na ocasião citada, o veículo encontrava-se em outro atendimento emergencial previamente solicitado.”, informou o órgão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/j/N/57zWffQ4i00ozcWHah2A/o-idoso-antonio-marques-tem-dificuldade-de-se-movimentar-e-mora-em-uma-comunidade-com-relevo.jpg)
O idoso Antônio Marques tem dificuldade de se movimentar e mora em uma comunidade de difícil acesso. — Foto: Reprodução
G1 CE








