detailingshop-header-pic1
🐾 14 de Março – Dia Nacional dos Animais! 🌟
14 de março de 2025
Vídeo: dois homens são levados pela força da água e caem em bueiro de avenida alagada na Grande Fortaleza
15 de março de 2025
14 de março de 2025

Veja como não cair em golpes e fraudes na Semana do Consumidor

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Data é celebrada neste sábado (15) e marcada por promoções

Dia do Consumidor é celebrado oficialmente neste sábado (15) e costuma atrair clientes para lojas físicas e e-commerce devido às promoções ofertadas.

Alguns negócios promovem até mesmo a ‘Semana do Consumidor’, com um período ampliado de descontos. Como em outras épocas de grande volume de compras, como a black friday e o Natal, é preciso estar atento para evitar golpes e fraudes.

Como aproveitar as ofertas da Semana do Consumidor

Uma das táticas para não ser enganado é evitar compras por impulso e pesquisar antes de fechar negócio. A busca de preços é essencial para identificar se a condição é vantajosa, explica Leonardo Leal, presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor (Acedecon).

“É sempre importante fazer uma busca de preços, ver se aquela condição que está sendo oferecida realmente é vantajosa, se não está dentro da média que já é praticada no mercado ou eventualmente até superior à média do que é praticado”, aponta.

 

No caso de compras online, também é preciso verificar a procedência de onde será feita a compra ou do vendedor. É comum encontrar sites falsos com uma enorme semelhança com os originais.

 

Os compradores devem verificar o domínio dos sites ou o aplicativo da compra é original e se as informações de pagamento conferem. É válido suspeitar de pagamentos direcionados a pessoas físicas.

 

Veja também

 

 

a imagem mostra mulher em frente a prateleiras de produtos infantis na semana do consumidor
Legenda: Clientes buscam por ofertas em lojas na Semana do Consumidor
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

“É preciso procurar as páginas oficiais das lojas, ter atenção no beneficiário do pagamento, seja no Pix, boleto ou no cartão de crédito. Se aparecer uma pessoa jurídica, verificar se é em nome da empresa que está oferecendo o produto ou o serviço”, afirma Leonardo.

O advogado reforça a necessidade de ser cético com promoções excessivas, já que normalmente os golpistas tentam atrair vítimas ‘pela emoção’ e pelo senso de urgência, por meio de ofertas muito exclusivas e com poucas unidades.

DICAS PARA EVITAR GOLPES

  • Consultar o histórico do site ou do vendedor
  • Verificar o domínio do endereço digital
  • Verificar se a loja informa dados como CNPJ, endereço, telefone ou e-mail
  • Conferir se o beneficiário do pagamento é o responsável pela compra
  • Conferir se o valor do pagamento corresponde ao anunciado
  • Pedir nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço

COMO DENUNCIAR

É possível denunciar irregularidades e desrespeito às regras do consumidor ao Procon Fortaleza disponibiliza pelo telefone 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Também é possível fazer denúncias ao Decin pelo decon.fisc@mpce.mp.br ou telefone (85) 3452.4509.

DIÁRIO DO NORDESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

24 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail A probabilidade é de precipitação entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 mm/dia Chuvas intensas devem atingir Fortaleza […]
24 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Alô, Tabuba! PAM + Reinauguração da Unidade de Atenção Primária à Saúde Maria Neurice Brauna Galdino Neste sábado […]