detailingshop-header-pic1
Empresa do ramo automotivo oferta 17 vagas de emprego em Fortaleza; veja como participar
27 de janeiro de 2025
Evandro Leitão anuncia proposta de reajuste de 6,27% para os profissionais da educação de Fortaleza
28 de janeiro de 2025
27 de janeiro de 2025

Veja a lista de aprovados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) pelo Sisu

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Os resultados da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta segunda-feira (27). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foram 6.022 vagas disponibilizadas na chamada regular.

Confira as listas de aprovados no IFCE: Clique aqui para conferir a lista de aprovados.

Para conferir as listas de aprovados na chamada regular em outras instituições, é necessário entrar no site do programa.

O resultado havia sido anunciado para o fim de domingo (26), mas foi suspenso em comunicado pelo Ministério da Educação (MEC), que alegou problemas técnicos.

Na manhã desta segunda (27), os nomes dos aprovados foram divulgados sem que a página do MEC mostrasse as classificações nas listas de espera. Outra mudança chamou a atenção dos candidatos: os resultados foram divulgados em formato fora do padrão, com planilhas de Excel.

Lista de aprovados da UFC no Sisu 2025 foi divulgada em planilha — Foto: Reprodução

Lista de aprovados da UFC no Sisu 2025 foi divulgada em planilha — Foto: Reprodução

Nos últimos anos, quando o estudante fazia o login no Sisu, conseguia ver:

  • se foi ou não aprovado em uma de suas duas opções de curso, escolhidas na inscrição;
  • e, no caso de quem não “passou” na 1ª chamada, qual seria a posição na lista de espera para essas duas graduações.

 

➡️ Na edição de 2024, no entanto, havia apenas a primeira informação: um aviso da aprovação (ou reprovação), com um arquivo de Excel confuso, que mostrava a posição dos selecionados.

🔍Para os que não foram aprovados, seria importante saber quanto faltou para que entrassem na universidade logo na 1ª convocação.

Para que serve o Sisu?

 

Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o Sisu seleciona candidatos para universidades públicas do país.

Abaixo, veja o que fazer caso você:

➡️ seja aprovado: Efetue a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino de 27 a 31 de janeiro de 2025.

➡️ não seja aprovado: No site do Sisu, manifeste interesse em participar da lista de espera entre 26 e 31 de janeiro. Os resultados serão divulgados por cada faculdade.

🗓️ Datas do Sisu

 

Assim como em 2024, o Sisu terá apenas uma edição no ano. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2025 acontece nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo programa neste ano, o cronograma será o seguinte:

  • Resultados da 1ª chamada: 27 de janeiro de 2025 (estava previsto inicialmente para 26 de janeiro).
  • Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025.
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 26 e 31 de janeiro de 2025.
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

➡️ Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2024 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

➡️ Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

📌 Total de vagas do Sisu

 

Neste ano, o Sisu contará com 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. Rondônia, na região Norte, é o único estado que não ofertará vagas para suas universidades por meio do Sisu.

As regiões terão:

  • Nordeste: 119.130 vagas
  • Sudeste: 82.737 vagas
  • Sul: 29.225 vagas
  • Centro-Oeste: 20.405 vagas
  • Norte: 10.282 vagas

G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

19 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail O agricultor Ronilson de Jesus Santos foi morto a tiros na sexta-feira (18), no quintal de casa, no […]
19 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Em nota, a prefeitura afirmou que o transtorno aconteceu no intervalo entre as duas apresentações, no momento em […]