Medida visa combater o aumento da criminalidade na cidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou à procuradora-geral, Pam Bondi, que solicite a pena de morte na capital do país, Washington, em todos os casos que cumpram os “fatores aplicáveis”, como mais uma medida justificada sob o controle federal da cidade em função do alegado aumento da criminalidade.
A pena de morte na capital americana havia sido abolida em 1981.
Leia também1 Antes de Assembleia da ONU, Joesley foi recebido por Trump
2 ONU diz que investiga incidentes ocorridos com Donald Trump
3 Trump substitui foto de Biden por caneta automática em galeria
4 Lula e Janja não aplaudem pedido de Trump para libertar reféns
5 Trump: Defeitos em escada rolante e TP foram “sabotagem”
A ordem de Trump estabelece que o procurador-geral para o Distrito de Columbia deverá pedir a pena de morte em todos os processos judiciais onde existam “fatores aplicáveis”.
Além disso, a ordem acrescenta que dar prioridade a essa medida merece atenção especial diante das “ameaças à segurança pública” que a cidade enfrenta.
Sob a mesma lógica, o governo federal assumiu o controle sobre a polícia metropolitana da capital desde 11 de agosto e mobilizou milhares de membros da Guarda Nacional e membros de diversas agências federais para realizar operações.
*EFE/PLENO NEWS








