Conhecimento é poder. Conhecer as principais tendências do mercado é um diferencial que transforma a atuação das empresas. Em 2024, testemunhamos uma mudança significativa no cenário empresarial global, impulsionada pela interseção entre tecnologia e sustentabilidade. Essa convergência redefine a maneira como as empresas operam e sinaliza um compromisso renovado com a responsabilidade ambiental.
Os trabalhos seguem o ritmo acelerado da evolução tecnológica, 2024 une inovação, responsabilidade social e tecnologia para entregar máxima eficiência. Aplicando em novas obras, técnicas de reaproveitamento da água, construção modular, arquitetura verde, design bioclimático e até métodos com inteligência artificial. Responsáveis por criar e ditar as principais tendências do cotidiano, os setores de construção civil e arquitetura são fortes influências para outros segmentos.
A crescente conscientização dos consumidores em relação às questões ambientais impulsiona as empresas a adotarem práticas mais éticas. A tecnologia desempenha um papel fundamental na comunicação transparente das iniciativas de responsabilidade social corporativa (RSC). Plataformas digitais e redes sociais são utilizadas para compartilhar informações sobre práticas sustentáveis, construindo uma relação mais forte entre empresas e consumidores comprometidos com a causa ambiental.
Em 2024, vemos empresas adotando soluções inovadoras, como a integração de inteligência artificial em redes elétricas para otimizar o consumo de energia e o investimento contínuo em tecnologias de armazenamento de energia. A busca por eficiência energética impulsiona a inovação, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável.
São muitas novidades no cenário nacional que devem agregar em nosso meio. O setor vive um momento de aquecimento neste início de ano e deve seguir assim. Estamos trabalhando para que este ano seja de muita transformação da paisagem, com técnicas carregadas de modernidade, que devem entregar grandes projetos guiados pela sustentabilidade, inovação e responsabilidade com aquilo que há de mais precioso, que são nossos consumidores.
FOCUS.JOR