Governador escolheu advogado a partir de uma lista tríplice
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou o advogado Mauro Caseri como novo ouvidor das polícias do estado. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Estado (DOE). Caseri ficará no cargo pelos próximos dois anos, de 2025 a 2027.
Caseri é chefe de gabinete do atual ouvidor, Cláudio Silva, e irá substituí-lo. Ele foi escolhido a partir de uma listra tríplice de concorrentes elaborada em novembro pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).
Leia também1 Imagem dos militares piora, mas segue “confiável”, diz pesquisa
2 Tarcísio diz que vai disputar reeleição em São Paulo em 2026
3 Tarcísio sanciona lei que proíbe o uso de celulares em escolas de SP
4 Câmara aprova texto do primeiro projeto do corte de gastos
5 Gestão Lula dá quase R$ 1 milhão a possível empresa de fachada
A Ouvidoria é responsável por encaminhar e acompanhar denúncias referentes a atos que violem direitos praticados por autoridades e agentes policiais, civis e militares.

O novo ouvidor assumirá o posto em meio a uma série de casos. Nas últimas semanas, dois policiais foram presos e mais de 40 afastados por denúncias de violência em abordagens.
Entre janeiro e o início de dezembro, foram registradas 784 mortes em decorrência de intervenção policial, segundo o Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público. A Secretaria da Segurança Pública tem afirmado investigar os casos e não tolerar os desvios de agentes.
*AE/PLENO NEWS