detailingshop-header-pic1
22 bairros de Fortaleza ficarão sem água nesta quarta-feira; veja quais são
27 de agosto de 2024
Izalci: STF não pode continuar sob “manto da intocabilidade”
27 de agosto de 2024
27 de agosto de 2024

PM prende 5º suspeito de atear fogo no interior de São Paulo

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Foco de incêndio no interior de São Paulo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Indivíduo foi flagrado por câmera de segurança

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (26), um homem de 44 anos por causar incêndio em vegetação na Zona Sul de São José do Rio Preto, na última sexta-feira (23). Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado informou nesta terça (27), ele é o quinto suspeito detido no estado em menos de uma semana por ocorrências semelhantes.

Conforme a investigação, o indivíduo, que estava em uma motocicleta, foi flagrado por câmera de segurança ateando fogo em uma área de mata. Após investigações, ele foi identificado e preso.

Leia também1 Incêndios em SP deverão afetar preços do açúcar e do etanol
2 STF: Dino ordena que governo se mobilize para combater incêndios
3 Pelo segundo dia seguido, Brasília amanhece coberta de fumaça
4 Estadão: “Governo parece incapaz de lidar com as queimadas”
5 Aeroporto de Goiânia cancela 26 voos por fumaça de incêndios

Ainda nesta segunda, a Polícia Militar prendeu mais um suspeito de atear fogo intencionalmente no interior de São Paulo. A divulgação foi feita no mesmo dia.

O detido, de 27 anos, foi flagrado provocando incêndio criminoso no bairro Jardim Aurora, em Batatais, região de Franca. A PM havia recebido denúncia de que ele estaria ateando fogo em pastagem anexa a uma Área de Preservação Permanente (APP).

Após queimar uma área de pasto, o fogo se espalhou e atingiu a cerca e o quintal de uma casa. O Corpo de Bombeiros e uma equipe da prefeitura conseguiram conter as chamas e ninguém ficou ferido, segundo a pasta.

O suspeito foi detido e encaminhado para a delegacia de Batatais. Com ele, foram encontradas serras, alicate, isqueiro e uma caixa de fósforos.

É o segundo preso em Batatais pelo mesmo motivo em dois dias. O outro detido, de 42 anos, diz fazer parte de uma facção. Ele foi flagrado colocando fogo em uma área de mata na cidade e detido pela PM no último domingo (25). Os agentes foram acionados por moradores.

Segundo a SSP, o homem chegou a gravar um vídeo comemorando o gesto de provocar a queimada. Com passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga, ele foi indiciado por causar incêndio.

– Um dos presos se identificou como integrante da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) – disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à rádio CBN.

– Inclusive, teria feito um vídeo dizendo que cometeria um incêndio em nome da facção criminosa. É algo prematuro ainda, uma primeira informação. Isso vai ser aprofundado agora no inquérito da Polícia Civil – afirmou.

O estado de São Paulo vem sofrendo com incêndios florestais que avançam pelas cidades, bloqueando estradas, interrompendo operações em aeroportos e provocando mortes.

Após um fim de semana de transtornos, a Defesa Civil afirmou que não há mais registro de focos ativos de incêndios, mas 48 municípios permanecem em alerta máximo para queimadas. A Polícia Federal também instaurou novo inquérito para investigar os casos.

*AE/PLENO NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

18 de maio de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Eleito por 49% dos entrevistados em levantamento feito pelo Ministério da Cultura, iguaria tem raiz sertaneja e pode […]
18 de maio de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Mulher foi encontrada morta e ensanguentada na casa onde estava com o companheiro, em Tamboril (CE) — Foto: […]