Equipamento cearense recebe quase 600 mil visitantes por ano e supera parques em São Paulo, Natal e nos Lençóis Maranhenses
O Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, lidera o ranking das unidades de conservação de gestão estadual mais visitadas do Brasil. O dado consta na primeira edição do estudo “Visitômetro dos Parques do Brasil”, divulgado pelo Instituto Semeia, com base em informações de 2023.
De acordo com o Governo do Estado, o parque cearense recebe anualmente 598.748 visitas. No levantamento, ele superou áreas como o Parque Estadual do Jaraguá (SP), o Parque das Dunas (RN) e os Lençóis Maranhenses (MA), este último sob gestão federal.
QUARTO MAIOR PARQUE DA AMÉRICA LATINA
Com 1.581 hectares, o Cocó é o maior parque urbano da Região Norte-Nordeste e o quarto maior da América Latina. Ele se estende por mais de 15 bairros de Fortaleza e oferece áreas para trilhas, esportes, lazer ao ar livre e passeios de barco, além de ser cortado pelo Rio Cocó.
Veja também
MPF pede suspensão urgente das obras no Parque Nacional de Jericoacoara
Mãe planta cannabis para tratar filho autista no CE e vira ativista do uso medicinal; ‘é outra vida’
Sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o equipamento é um dos principais pontos de lazer, educação ambiental e prática esportiva da capital cearense.
A pesquisa do Instituto Semeia considera dados de visitação de parques federais, estaduais e municipais, e visa mapear o uso público dessas áreas.
Outros parques cearenses em destaque
Além do Cocó, outros dois parques localizados no Ceará aparecem entre os mais visitados do país. O Parque Nacional de Jericoacoara ficou em quarto lugar no ranking geral e foi o mais visitado do Nordeste. Já o Parque Nacional de Ubajara ocupa a oitava posição.
DIÁRIO DO NORDESTE








