
Mais de 80 cabeças de gado morreram em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Sensação térmica em algumas cidades chegou aos 0° C.
Pelo menos cinco propriedades rurais de Mato Grosso do Sul notificaram mortes de gado devido ao frio nos últimos dias. As causas são investigadas e podem estar atreladas a casos de hipotermia. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) investiga pelo menos 83 mortes de bois e vacas no estado. Veja o vídeo acima.
Desde o início do mês de maio Mato Grosso do Sul vem enfrentando ondas de frio e as temperaturas no estado chegaram a ficar abaixo dos 7°C, com sensação de 0°C.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Esta intensa onda de frio coloca as autoridades sanitárias e os produtores rurais em estado de vigilância. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) emitiu um alerta oficial sobre o risco de hipotermia em bovinos, uma condição que tem causado prejuízos.
- Ventos de 100 km/h e granizo: 67 cidades de MS estão sob alerta de temporal
- Estresse causado por moscas reduz produção de leite e gera prejuízo a produtores
Segundo Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro, a queda brusca de temperatura deixa os animais, que são mais adaptados ao clima quente, extremamente expostos.
Quais animais são mais suscetíveis ao frio?
Conforme a nota técnica da Iagro, a resistência dos bovinos às baixas temperaturas depende de vários fatores:
- Estado nutricional e escore corporal: Animais bem alimentados resistem melhor.
- Idade e Raça: Bezerros e animais mais jovens são os mais vulneráveis.
- Abrigo: A ausência de proteção contra o vento e a umidade acelera a perda de calor.
Medidas de manejo preventivo
Para mitigar os riscos, especialistas e órgãos técnicos recomendam uma série de ações diretas de manejo:
- Suplementação Alimentar: Garantir oferta nutricional adequada, especialmente em períodos de seca e frentes frias, para que o animal tenha energia para manter a temperatura corporal.
- Proteção Física: Providenciar abrigos ou áreas protegidas (artificiais ou naturais) para minimizar o impacto de ventos e tempestades.
- Vigilância Sanitária: Manter o acompanhamento regular de um médico veterinário e seguir o calendário oficial de vacinação.
- Atenção aos sensíveis: Oferecer abrigo específico para animais debilitados, facilitando o acompanhamento técnico.
Os produtores também devem ter monitoramento conjunto com os dados meteorológicos. A Iagro reforça que a colaboração dos produtores é vital para a segurança alimentar e para manter a credibilidade do setor no mercado.
O que fazer em caso de mortalidade de animais?
Caso a propriedade registre mortes acima dos índices normais, o produtor deve comunicar imediatamente a Iagro.
O Serviço Veterinário Oficial realizará uma inspeção para verificar a situação e baixar o estoque dos animais mortos. Caso a visita não seja possível, deve-se apresentar um laudo de um veterinário particular.
- ⚠️ATENÇÃO SANITÁRIA – a remoção rápida das carcaças é fundamental para evitar surtos de doenças como o botulismo e outras enfermidades causadas pela putrefação.
Em caso de dúvidas ou notificações, entre em contato com a Iagro via WhatsApp: (67) 99961-9205.
Mortalidade em 2023
Em 2023, mais de 2,5 mil cabeças de gado morreram de frio em Mato Grosso do Sul. À época, Ingold explicou o motivo das mortes.
“O que aconteceu agora é uma inversão. Os animais que estão com o corpo quente estiveram expostos a uma temperatura muito baixa. Com umidade elevada, vento e frio, fica mais difícil dos animais resistirem”, destacou Ingold.
O diretor-presidente da Iagro comenta que a maioria das mortes ocorreu em locais com escassez de pasto e ausência de abrigos naturais ou até mesmo artificiais. O agravamento da hipotermia no gado também pode estar relacionado a baixo estado nutricional dos animais e pouca disponibilidade de pastos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/w/YJXwfXSnSj609vep4lFQ/bovinos-frio.jpg)
Mais de 80 bovinos morreram de frio em MS em 2026, conforme a Iagro. — Foto: Arquivo/g1 MS
G1






