Grupo de homens tentou, sem sucesso, retirar veículo submerso da via — Foto: José Leomar
As obras que devem evitar alagamentos no período de chuvas na Avenida Heráclito Graça ficarão prontas em dezembro de 2024, segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Até esta quarta-feira (23), o reservatório de contenção de cheias está 70% concluído.
A via é ponto de alagamento certo nos primeiros meses do ano, período de maior volume de chuva no Ceará.
Um dos principais trechos em andamento é a construção do reservatório de controle de cheias sob a via, localizado entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. Quando concluído, o reservatório subterrâneo terá capacidade para armazenar 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, direcionando gradualmente todo o escoamento da água da chuva para o riacho Pajeú.
Com um investimento total de R$ 24 milhões, as intervenções incluem também a substituição de todo o pavimento asfáltico por piso intertravado em cerca de 500 metros da avenida, além de paisagismo, nova iluminação, sinalização e a construção de calçadas acessíveis, niveladas com a pista, garantindo mais segurança viária para os pedestres.
Avenida Heráclito Graça em dia de chuva em Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula/SVM
Problema rotineiro que gera memes
Na época da quadra chuvosa, a cena se repete todos os anos: a Avenida Heráclito Graça, que passa pelos bairros Centro e Aldeota, em Fortaleza, fica alagada. São veículos boiando em verdadeiros rios e moradores prejudicados sem poder sair de casa. A situação gera memes como pessoas praticando natação e até praticando caiaque.
Em uma das recentes enchentes, um carro ficou quase completamente submerso. A caminhonete automática sofreu uma pane, a deixando completamente submersa na avenida. O motorista Jurandir Bezerra foi retirado do veículo com ajuda de pessoas que estavam no local.
“Já tava nervoso, a água só subindo, subindo, e eu disse: vou morrer aqui dentro desse carro”, comentou na época.