O governador Elmano de Freitas (PT) apresentou, nesta segunda-feira, 3, o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.
Na ocasião, Elmano abordou uma série de estratégias prévias e o que espera do novo secretário.
Uma das medidas será a criação de um Comitê Estratégico de Segurança Integrada que visa reunir, de forma periódica, as autoridades do Poder Judiciário, como Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Ministério Público do Ceará (MPCE) e, também, representantes federais, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“A nossa missão e o meu dever é que faremos tudo e seremos implacáveis contra o crime. Uma das primeiras medidas que irei tomar nesta nova fase é instituir um comitê para discutirmos informações, ações e operações de enfrentamento ao crime”, disse.
Criação de concursos e chamadas públicas
Na ocasião, o governador também anunciou que vai iniciar chamadas públicas para concursados na área de segurança pública, além criação de mais certames para a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros.
Roberto Sá agradeceu a confiança do governador Elmano de Freitas e ressaltou que a união das forças de segurança levará o Estado ao êxito no combate ao crime.
“Senti que fui verdadeiramente convocado para essa missão e agradeço a confiança do governador. É uma honra estar aqui com todos vocês. Quero fazer um agradecimento especial às forças de segurança do Ceará, que me receberam muito bem. Sem dúvida, vou tentar retribuir toda essa receptividade com muito trabalho. Estaremos 24 horas atrás desses criminosos. Nós não daremos trégua. Trabalharemos unidos e integrados para trilhar o melhor caminho para a Segurança Publica do Ceará”, afirmou.
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Abelardo Benevides, reafirmou o apoio do Poder Judiciário para melhorar a segurança pública do Estado. ”Quero deixar expresso que a Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social (SSPDS) continua a contar com a colaboração do TJCE. Sempre podemos, juntos, contribuir para que sejam feitas melhorias”, discorreu.
Mapa da Segurança
Para o trabalho que se inicia, o atual secretário de Segurança deverá se debruçar em diversos números e pesquisas. A mais recente é o Mapa da Segurança, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No triste ranking, o Ceará ficou em 3º em homicídios dolosos, totalizando uma taxa de 32,89 a cada 100 mil habitantes. No total, foram 2.893 crimes. Em comparação com 2022, a alta foi de 0,42%. Em primeiro ficou o Amapá, com 41,29. No entanto, o número subiu para 303. Em 2022, foi 190. A alta atingiu 59,47%.
FOCUS.JOR