Professora e ex-deputada foi pioneira do pensamento econômico desenvolvimentista; segundo familiares, ela morreu dormindo
A economista, professora e ex-deputada federal Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado (8) aos 94 anos. Ela foi pioneira do pensamento econômico desenvolvimentista, que defende uma maior intervenção do Estado na economia para estimular o crescimento. Segundo amigos e familiares, ela estava em casa e morreu dormindo durante a madrugada.
Nascida em Portugal, ela cresceu em Lisboa, onde cursou engenharia e se formou em matemática. Maria da Conceição se mudou para o Brasil em 1954 para fugir da ditadura salazarista e se naturalizou brasileira em 1957.
Entre 1995 e 1999, Maria da Conceição foi deputada federal filiada pelo Rio de Janeiro. Ela é autora de livros e ensaios premiados e militante da causa democrática.

Em nota, o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, afirmou que recebeu a notícia da morte de Maria da Conceição com “profunda tristeza”.
“Conceição ensinou toda uma geração que economista não era uma questão de mercado. Comemoramos o prazer de ter vivo na mesma época”, afirmou a economista Gloria Moraes, amiga e ex-aluna de Maria da Conceição, ao informar o falecimento.
PLENO NEWWS