detailingshop-header-pic1
Conheça José, bode do Ceará que usa looks estilosos, dorme em rede e acumula seguidores como Tatá Werneck e Socorro Acioli
13 de setembro de 2026
DR. RENATO EVANDO MOREIRA FILHO VAI PALESTRAR NO CONGRESSO…
13 de setembro de 2026
13 de setembro de 2026

Moradores de Sorocaba exibem cartazes contra transferência de elefante Sandro: ‘Sentença de morte’

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Animal de cerca de 54 anos será transferido para santuário em MT após decisão judicial; responsáveis dizem que viagem foi planejada para reduzir estresse.

O elefante Sandro passa, neste domingo (13), seu último fim de semana no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), antes de ser transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães (MT). A mudança gerou manifestações de visitantes no local, que temem que a viagem possa comprometer a saúde do animal.

Sandro tem idade estimada em 54 anos e vive no zoológico de Sorocaba desde 1982. Neste sábado (12), ele iniciou a adaptação à caixa especial de transporte instalada em seu recinto e entrou na estrutura voluntariamente.

A transferência é resultado de uma disputa judicial que se arrasta há anos entre a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Em junho deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou a mudança para o santuário, após uma série de perícias e recursos envolvendo as condições de vida do animal. A Prefeitura recorreu e aguarda decisão da Justiça.

Elefante Sandro entra em caixa e inicia adaptação para viagem ao MT

Elefante Sandro entra em caixa e inicia adaptação para viagem ao MT

A discussão ganhou força após a morte da elefanta Haisa, companheira de Sandro por cerca de 20 anos no zoológico, em 2020. Desde então, órgãos de proteção animal passaram a defender a transferência para um ambiente com mais espaço e estrutura voltada exclusivamente ao cuidado de elefantes.

Protesto

Famílias com crianças compareceram ao zoológico neste domingo levando cartazes com frases como: “Fica, Sandro”, “A vida do Sandro é valiosa para nós”, “Vai cuidar de quem realmente é maltratado” e “Sentença de morte! Arriscar a vida de um idoso para inflar ego de falso ativista”.

Para o público, a viagem de Sandro é perigosa e pode comprometer a saúde do animal.

Os manifestantes argumentam que a idade avançada do elefante aumenta os riscos de uma viagem longa e temem que a adaptação a um novo ambiente possa afetar seu bem-estar.

Já os responsáveis pelo Santuário de Elefantes Brasil e os veterinários envolvidos no processo afirmam que a transferência foi planejada para minimizar o estresse e que a viagem só será iniciada quando o animal estiver completamente adaptado à caixa de transporte.

Elefante Sandro está passando seu último fim de semana no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP) e situação gerou protestos contra a mudança para MT — Foto: Thiago Ariosi/TV TEM

Elefante Sandro está passando seu último fim de semana no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP) e situação gerou protestos contra a mudança para MT — Foto: Thiago Ariosi/TV TEM

Caixa de transporte

Segundo o presidente do Santuário dos Elefantes do Brasil (SEB), Raphael Bontempi Ferreira, a aproximação inicial ocorreu por curiosidade natural do animal diante do novo objeto. O veterinário responsável pelo zoológico, André Costa, explicou que o processo é acompanhado de perto para garantir o menor nível possível de estresse.

“Ele está acostumado com pessoas. Claro que quando faz qualquer tipo de interferência no recinto, ele já sente muita estranheza. Mas a gente imagina que ele se adapte bem”, afirmou.

Elefante Sandro entra em caixa de transporte no zoo de Sorocaba (SP) e inicia adaptação para viagem ao Santuário de MT — Foto: Andre Rosa/SEB

Elefante Sandro entra em caixa de transporte no zoo de Sorocaba (SP) e inicia adaptação para viagem ao Santuário de MT — Foto: Andre Rosa/SEB

A caixa metálica tem aproximadamente dez toneladas, cinco metros de comprimento, 3,5 metros de altura e 2,5 de largura. A estrutura também conta com sistema de monitoramento de temperatura e janelas para ventilação.

O trajeto de Sandro para o centro-oeste brasileiro é de aproximadamente 1.615 km de estrada, em uma viagem de dois dias e meio.

A adaptação

A adaptação de Sandro à caixa pode levar de cinco a sete dias, mas esse prazo pode ser ampliado. Tudo vai depender de como ele vai responder. Somente quando ele estiver pronto é que vai começar a transferência.

A equipe de veterinários que comandará a viagem do elefante deve usar técnicas de reforço positivo para que ele se familiarize com a estrutura. O processo de adaptação deve ocorrer da seguinte forma:

  • A caixa será colocada na área que o elefante habita, ficando aberta para que ele acesse o espaço e se acostume com o ambiente por alguns dias;
  • A equipe veterinária irá acompanhar o comportamento de Sandro, analisando a aproximação dele com a caixa e o comportamento ao ficar dentro dela, com as portas fechadas, em alguns momentos durante o dia;
  • A partir da adaptação do elefante ao objeto, a transferência será iniciada com apoio de um caminhão para o transporte da carga viva.
Elefante Sandro entra em caixa de transporte no zoo de Sorocaba e inicia adaptação para viagem ao Santuário de MT — Foto: Reprodução/TV TEM

Elefante Sandro entra em caixa de transporte no zoo de Sorocaba e inicia adaptação para viagem ao Santuário de MT — Foto: Reprodução/TV TEM

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

13 de setembro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail MÉDICO LEGISTA E ADVOGADO PROFESSOR DE ETICA MÉDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ( UFC) 8º Congresso Brasileiro de […]
13 de setembro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail O bode José, com quatro meses de idade, mora na cidade do Crato, interior do Ceará. Ele faz […]