detailingshop-header-pic1
Empresário goiano encontra cantor em situação de rua que fez sucesso cantando em bar e promete ajudar com carreira musical
28 de julho de 2026
Mendonça autoriza pedido da PF para autoridades internacionais rastrearem bens ligados ao Master no exterior
28 de julho de 2026
28 de julho de 2026

Menino autista não verbal que estava desaparecido é encontrado morto

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

PM, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e voluntários faziam buscas pela criança. João Gabriel foi encontrado durante o esvaziamento de um biodigestor que fica em frente à casa onde a família mora.

João Gabriel Ferreira dos Santos, de 5 anos, foi encontrado morto no começo da tarde desta terça-feira (28). Ele estava desaparecido desde a manhã de domingo (26).

Conforme apurado pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o menino foi achado durante o esvaziamento de um biodigestor que fica em frente à casa onde a família mora, na área rural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ele estava dentro de uma das poças que tinham sido formadas em cima da lona que reveste o compartimento. Ela tinha cerca de dois metros de profundidade.

🔎 Biodigestor é um tanque fechado que decompõe resíduos orgânicos sem oxigênio. Serve para tratar esgoto doméstico e produzir biogás e biofertilizante.

João Gabriel Ferreira dos Santos, de 5 anos, foi encontrado em um biodigestor. — Foto: Arquivo familiar/RPC

João Gabriel Ferreira dos Santos, de 5 anos, foi encontrado em um biodigestor. — Foto: Arquivo familiar/RPC

Segundo o Corpo de Bombeiros, o normal é que a lona que cobre o biodigestor fique inflada, devido aos gases produzidos pelos dejetos dos animais que ficam dentro. Contudo, ela estava furada e isso provocou a formação de poças.

“Era um local que a gente já tinha plotado no nosso georrferenciamento. Era uma lona que tinha sido perfurada e, embaixo dela, tem fezes de animais. Então a água estava completamente contaminada, impossibilitando o mergulho. A gente solicitou ao proprietário da empresa que ele fizesse o esgotamento dessa água que estava inundando essa lona e enquanto estava fazendo esse trabalho, o menino foi localizado”, explicou o major Eduardo Hunzicker, do Corpo de Bombeiros.

O local é cercado, mas tinha um espaço aberto, que pode ter possibilitado o acesso da criança.

O biodigestor fica logo abaixo da casa, onde o menino morava com a família, e é cercado por vegetação. Veja abaixo.

A Polícia Civil e a Polícia Científica informaram que vão trabalhar para esclarecer a dinâmica da morte.

Corpo do menino foi encontrado durante o esvaziamento de um biodigestor que fica em frente a casa da família. — Foto: Reprodução/RPC

Corpo do menino foi encontrado durante o esvaziamento de um biodigestor que fica em frente a casa da família. — Foto: Reprodução/RPC

Como criança desapareceu

O menino é autista não verbal e desapareceu depois que avisou à mãe que iria ao banheiro, que fica na área externa da casa onde mora. Os familiares procuraram pelo menino por cerca de uma hora, não o encontraram e acionaram as autoridades.

Desde então, a Polícia Militar (PM), a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e voluntários faziam buscas pela criança. A área onde ele desapareceu é de mata, tem tanques de água e uma fossa.

Por conta disso, as buscas contaram com o auxílio de um helicóptero, drone com câmera térmica, scanner aquático e bombeiros em solo. A polícia enviou também viaturas com cães farejadores.

LEIA TAMBÉM:

INFOGRÁFICO -  Menino autista encontrado morto no PR. — Foto: Artes/g1

INFOGRÁFICO – Menino autista encontrado morto no PR. — Foto: Artes/g1

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

28 de julho de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Nomes que disputam corrida à Presidência da República, ao governo de São Paulo e ao Senado pelo estado […]
28 de julho de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail O prêmio para o ganhador da edição desta terça-feira (28) é de R$ 76.925.464,64. O sorteio do concurso 3037 […]