detailingshop-header-pic1
📋 Vale Gás – Lista de beneficiários Abril de 2024 (2ª Chamada)
1 de maio de 2024
Dia do Trabalhador tem manifestação de centrais sindicais em Fortaleza
1 de maio de 2024
1 de maio de 2024

Medicina: ‘Homem dobrado’ volta a ficar de pé após 28 anos curvado

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Li Hua foi diagnosticado com rara doença autoimune chamada espondilite anquilosante

Um homem chinês, de 46 anos, teve sua vida transformada graças a cirurgias revolucionárias que ajudaram a corrigir os efeitos de uma rara doença autoimune nociva aos ossos. Chamada espondilite anquilosante, a condição foi diagnosticada em Li Hua quando ele tinha 19 anos, e desde então, fez com que sua coluna se curvasse para frente, levando-o a se tornar conhecido como o “homem dobrado”.

– Antes da cirurgia, ninguém acreditava que eu conseguiria ficar de pé novamente. Afinal, minha cabeça e minha pelves estavam tão próximas – pontuou Li, em entrevista ao South China Morning Post.

Leia também1 “Escândalo”, diz Netanyahu sobre TPI cogitar ordenar sua prisão
2 Câmara da Argentina aprova projeto de reforma fiscal de Milei
3 No Texas, manifestantes pró-Palestina acabam presos
4 Empresa israelense vence edital de venda de blindados ao Brasil
5 Musk ultrapassa Jeff Bezos na lista de bilionários da Forbes

Nos quatro procedimentos cirúrgicos, realizados no Hospital Geral da Universidade de Shenzhen em 2020, o paciente precisou ter os ossos quebrados e reconstruídos, em um trabalho descrito pelo médico responsável, Tao Hurien, como tão difícil quanto “escalar o Monte Everest”.

Desde então, Li vem passando por um processo de reabilitação e conquistando avanços notáveis.

– Tenho feito exercícios de reabilitação em casa nos últimos meses. Agora posso andar devagar com o andador, ir até a pia, escovar os dentes e lavar o rosto. Posso segurar uma tigela e comer como qualquer outra pessoa, sentado à mesa. Estou muito feliz por poder dormir deitado novamente. Eu não dormia de costas há mais de 20 anos – relatou.

Li Hua antes e depois das cirurgias Fotos: Reprodução / Hospital Geral da Universidade de Shenzhen / Print de vídeo da SCMP

Em entrevista ao jornal, ele destacou o cuidado de sua mãe e a gratidão ao seu médico, a quem chama de “salvador”.

– A primeira vez que vi minha mãe após a cirurgia, de repente percebi o quanto ela envelheceu enquanto cuidava de mim todos esses anos. Ela não poderia cuidar de mim para sempre, então queria curar essa doença e reduzir o fardo dela. Para mim, o professor Tao é meu salvador. Não haveria cura para mim sem ele – completou.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE
Doença diagnosticada em Li, a espondilite anquilosante é uma rara condição, que provoca a fusão dos ossos e leva a inflamações dolorosas. A Ciência ainda não identificou as causas da enfermidade, mas suspeita que tenha a ver com uma variante genética chamada HLA-B27.

Não há cura para a condição, e o tratamento consiste em ingerir analgésicos, anti-inflamatórios e fazer exercícios para diminuir a rigidez do corpo. Casos mais graves como o de Li demandam cirurgias complexas.

PLENO NEWS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

25 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Novo espaço da ACL será aberto ao público na manhã deste sábado (26), no Centro da Cidade O […]
25 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Oportunidades são voltadas para nível médio e há reserva para candidatos negros As inscrições para o concurso público de admissão […]