detailingshop-header-pic1
Resultado de selecionados na primeira chamada do Sisu sai nesta terça, confirma Camilo
29 de janeiro de 2024
Nizo Neto, filho de Chico Anysio, pede ajuda para encontrar emprego em vídeo nas redes sociais
29 de janeiro de 2024
29 de janeiro de 2024

Imóveis: Mercados de Fortaleza e RMF alcançam VGV de R$ 4,7 bilhões em 2023

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Por Átila Varela

O mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana alcançaram Valor Geral de Vendas na ordem de R$ 4,7 bilhões. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, 29, pela Comissão de Pesquisas (CPES) do Sinduscon-CE, a partir de parceria com a Brain Inteligência Estratégica, durante reunião presencial com associados, na sede da entidade, em Fortaleza.

Houve um crescimento de lançamentos de novos imóveis, totalizando alta de 3% em comparação com 2022. No total, foram 98 empreendimentos lançados em 2023, somando 7.610 unidades. Dentre essas, 4.725 unidades pertencem ao padrão econômico.

Além disso, o número de vendas registrou um crescimento de 18% em 2023, com 12.096 unidades comercializadas, sendo 8.050 em Fortaleza e 4.046 na Região Metropolitana.

Projeções

A pesquisa detalhou os resultados obtidos em 2023, mas também ofereceu projeções que moldarão o cenário do setor ao longo de 2024. De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, as perspectivas para 2024 no setor imobiliário em Fortaleza são positivas.

“O crescimento será impulsionado por fatores como: A retomada da economia brasileira, que deve se consolidar em 2024 e os investimentos públicos, que devem continuar a crescer em setores como infraestrutura e também o de habitação, através do Programa Minha Casa Minha Vida, que traz a menor taxa de juros da história (a partir de TR + 4% a.a). O setor deve continuar a gerar empregos, com a criação de cerca de 10 mil novos postos de trabalho nos próximos 3 anos”, destaca.

Para o presidente da Comissão de Pesquisas do Sinduscon-CE, Sérgio Macedo, a expectativa é que o mercado da construção civil continue crescendo. “A oferta de mais linhas de financiamento pelos bancos e a criação de novos postos de trabalho são fatores que irão impulsionar o setor. Com mais empregos e estabilidade econômica, o consumidor fica mais confiante para assumir compromissos de médio e longo prazo, no caso do financiamento de imóveis”, afirma.

FOCUS.JOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

24 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail A probabilidade é de precipitação entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 mm/dia Chuvas intensas devem atingir Fortaleza […]
24 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Alô, Tabuba! PAM + Reinauguração da Unidade de Atenção Primária à Saúde Maria Neurice Brauna Galdino Neste sábado […]