Os desafios e impactos da reforma tributária na economia mobilizaram empresários dos setores contábil, jurídico e administrativo para discutir o futuro do Brasil em um evento realizado na última sexta-feira, dia 21.
As palestras abordaram temas como modificações e perspectivas da reforma, planejamento sucessório e acordo de sócios, além do cenário econômico e perspectivas de crédito.
“O objetivo do encontro foi enriquecer o conhecimento dos empresários, especialmente diante das significativas mudanças. Não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar para ele”, afirmou com otimismo o sócio da Numo Gestão Patrimonial, Gregório Matias, antes da palestra.
André Souto, sócio da Scarano, Costa & Fonseca Advogados, e segundo palestrante, concordou e ressaltou a importância de apresentar soluções para assegurar a continuidade, proteção e crescimento dos negócios. Para ele, além disso, tudo só seria possível com “networking”.
“Ofertamos aos empresários termos menos técnicos para que eles entendam o sistema do novo cenário, principalmente nessa situação econômica tão estressada como é a nossa”, disse o terceiro palestrante, o CEO da Conecta Contábil, Adolfo Ciríaco.
“Eu não consigo afirmar se vai haver piora ou não (com a reforma), mas nossa economia sempre foi estressada e nunca estável. A reforma só não vai garantir a expectativa de redução de gastos e a conta precisa fechar, geralmente aumentando tributo. Por isso precisamos abrir esse diálogo”, justificou Adolfo. “Para evitar que ninguém sofra com isso”.
O evento, que reuniu cerca de 50 empresários de diversas áreas, foi realizado no restaurante Coco Bambu Iguatemi.
FOCUS.JOR