Eleito prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão tem pela frente o desafio de administrar a maior economia do Nordeste. Em janeiro, ao assumir, vai iniciar seu mandato em uma cidade politicamente dividida, mas com números promissores e interessantes quando se trata em geração de emprego e renda.
O Focus Poder perguntou a Evandro quais são suas propostas para dinamizar a economia, fazer com que a cidade se mantenha no topo e que ações capazes de promover o empreendedorismo e desenvolvimento.
Confira abaixo:
Focus Poder: Quais são as principais estratégias que o senhor pensou para fomentar o empreendedorismo em Fortaleza?
Evandro Leitão: “Para transformar Fortaleza na capital das oportunidades, precisamos descentralizar os investimentos e projetos, fomentando as economias dos bairros. Temos uma cidade com quase 2,5 milhões de habitantes, mas que concentra grandes empresas, polos gastronômicos e culturais na Aldeota e no Meireles. Com incentivos ao empreendedorismo em todas as regionais e qualificação para jovens da periferia vamos promover o desenvolvimento econômico da cidade de forma mais igualitária e justa.”
FP: Como o senhor pretende apoiar as micro e pequenas empresas na cidade?
Evandro -“Vou implantar nas regionais o Ligeirinho, uma central de serviços para dar apoio técnico e crédito com agilidade para quem quer abrir o próprio negócio e para emissão de documentos. Também vamos apoiar o empreendedorismo das mulheres chefes de família com o programa Fortaleza da Mulher, facilitando a formação e o acesso ao crédito.”
FP: Que medidas o senhor propõe para atrair novos investimentos para Fortaleza?
Evandro – “Nossa cidade tem um potencial turístico gigante. É necessário, então, dinamizarmos a economia do turismo, com novos polos gastronômicos em áreas variadas da cidade, criando um polo hoteleiro na Praia do Futuro, estabelecendo um novo calendário de eventos (festivos, religiosos e culturais), além de roteiros ecológicos nos parques e rios.”
FP: Qual a sua visão para a diversificação econômica da cidade, além do setor de serviços?
Evandro – “Através da promoção de polos de inovação para atrair startups e empresas de tecnologia, impulsionando o emprego qualificado e transformando Fortaleza em referência tecnológica no Nordeste. Temos a vantagem da posição geográfica, dos cabos de dados submarinos e Datas Centers já instalados aqui, que podem agilizar esse processo. Além disso, vamos promover o incentivo à economia criativa, especialmente nas áreas de cultura e turismo, fortalecendo a identidade cultural local e gerando renda em comunidades periféricas.”
O que fazer para gerar empregos e reduzir o desemprego em Fortaleza?
Evandro: “As ações e programas, citados anteriormente, já terão um impacto significativo na criação de empregos formais e oportunidades para empreendedoras e empreendedores. Mas há um fator que é preponderante nesse processo, a qualificação profissional. Escutamos com frequência as queixas de empresas que não conseguem contratar colaboradores nos perfis desejados e para isso vamos atuar em duas frentes, a primeira é criar programas de capacitação em diversas áreas da economia e a segunda é otimizar a comunicação entre o setor produtivo e os centros de qualificação.”
FP: Existe alguma iniciativa voltada para o fortalecimento do turismo local na economia da cidade? O senhor chegou a falar da Praia do Futuro.
Evandro: “Mesmo antes de ser eleito, conversei com os operadores do setor turístico em Fortaleza e tenho um programa de revitalização da Praia do Futuro, com investimento em infraestrutura e incentivos para a instalação de um polo hoteleiro naquela área. Em outra iniciativa, vamos revitalizar a Monsenhor Tabosa com incentivos para empreendedores, criando um corredor de compras, alimentação e serviços digitais.”
Como o senhor pretende promover a capacitação e qualificação profissional da população?
Evandro – Para os jovens, vou criar o Horizonte Digital, um centro de formação em tecnologia digital nas periferias, promovendo empregos home office, com a garantia de acesso à internet. As profissões do futuro estão muito ligadas à tecnologia e temos uma população jovem muito criativa, inteligente e com poucas oportunidades. Dessa forma, estaremos dando a oportunidade de bons empregos para eles e melhor renda para suas famílias. Também vou criar Centros Municipais de Qualificação Profissional nas regionais, com cursos voltados para os setores e atividades que mais se encaixam nos perfis econômicos de cada Regional.
FP: Que papel o setor de tecnologia e inovação desempenha nas propostas econômicas do seu futuro governo?
Evandro: “Desde a infraestrutura de dados, onde Fortaleza se destaca, até a proposta do Horizonte Digital, voltado para a capacitação tecnológica para jovens, vejo que nossa cidade tem potencial e condições de se tornar um celeiro de talentos na área de TI e um polo de inovação. Para isso acontecer, vamos investir nos projetos apresentados durante a campanha e dialogar muito com o poder público estadual, federal e também com o setor produtivo.”