detailingshop-header-pic1
Motorista é indiciado por aplicar golpe de R$ 100 mil em idosa de 84 anos em Florianópolis
19 de junho de 2025
Motorista atropela e mata jovem de 18 anos; homem foi preso com cerveja e cocaína
20 de junho de 2025
20 de junho de 2025

Elmano se reúne com CEO global da Fortescue e ‘avança diálogo’ para projeto de R$ 18 bi no Pecém

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Empresa australiana foi a primeira a assinar pré-contrato para usina de hidrogênio verde no Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniu na quarta-feira (18), com o CEO global da empresa australiana Fortescue, Andrew Forrest, que deve construir uma usina de hidrogênio verde (H2V) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Segundo o governador, o encontro avançou o diálogo para o projeto, estimado em R$ 18 bilhões. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também participou da reunião. 

“Seguiremos trabalhando para garantir as condições necessárias para tornar o nosso estado um HUB de H2V. A estimativa é de mais de R$ 131 bilhões em investimentos de projetos de várias empresas, com a geração de cerca de 80 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos”, destacou Elmano de Freitas.https://www.instagram.com/p/DLD2ZFXOr9B/embed/captioned/?cr=1&v=14&wp=675&rd=https%3A%2F%2Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br&rp=%2Fnegocios%2Felmano-se-reune-com-ceo-global-da-fortescue-e-avanca-dialogo-para-projeto-de-r-18-bi-no-pecem-1.3661828#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A1388.9000000953674%2C%22ls%22%3A179.09999990463257%2C%22le%22%3A694.8000001907349%7D

A Fortescue foi a primeira empresa do setor a assinar um pré-contrato para se instalar no futuro Hub do Hidrogênio Verde no Pecém. Outras seis empresas também firmaram o compromisso com o governo estadual.

A decisão final de investimento, passo definitivo de negociações para o início das obras, ainda não foi anunciada por nenhuma empresa. 

Parte dos projetos sofreu um revés neste ano, com a negativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de ligação com a rede elétrica nacional. 

INVESTIMENTO BILIONÁRIO NO PECÉM

Uma das maiores mineradoras do mundo, a australiana Fortescue está investindo no mercado do hidrogênio em meio às pressões por descarbonização. 

A companhia tem projetos para produção do hidrogênio sustentável na Austrália, Estados Unidos, Marrocos, Argentina, entre outros países. 

No Brasil, a Fortescue pretende construir uma planta de H2V no Setor 2 da ZPE Ceará. O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia a partir do consumo de 2.100 MW de energia renovável.

O empreendimento deve ser dividido em duas fases, de 1.200 MW e 900 MW. 

A expectativa é a Fortescue e outras empresas tomem a decisão final de investimento em 2026 e a produção comece no fim de 2027, segundo o Governo do Ceará.O que é e para que serve o Hidrogênio Verde?Saiba mais sobre o vetor energético

O que é Hidrogênio Verde?

Como o Hidrogênio Verde será utilizado?

Onde encontrar o hidrogênio verde?

DIÁRIO DO NORDESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

22 de junho de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Jornalista precisou ser afastado do Globo Esporte, da TV Globo, nesta segunda-feira (22). O apresentador Alex Escobar precisou ser […]
22 de junho de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Personagem amava a boemia e deixou legado cultural no município. A história da boemia do Cariri teve um […]