
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quarta-feira, 6, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem aos 20 anos de fundação do Jornal do Médico. Na ocasião, representantes e profissionais da saúde ligados ao periódico do segmento da saúde receberam certificados de reconhecimento pela contribuição social em prol da ciência e da saúde de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Dr. Vicente (PT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).
Propositor da homenagem, o vereador Dr. Vicente destacou a relevância do Periódico para a atualização dos médicos e para o conhecimento das inovações da medicina para a população. “A solenidade de hoje é muito importante porque o Jornal do Médico, fundado no dia 18 de outubro de 2004, dia do médico, começou a divulgar a medicina para deixar o médico atualizado, sobre aquilo que há de mais moderno na área. O Jornal do Médico também faz entrevista com os profissionais da saúde, para que a população também saiba quais a novidades nos mais diversos tipos de tratamento de saúde, disponíveis.”
Representando os homenageados da noite, o diretor do Jornal do Médico, Argollo Menezes falou sobre a trajetória do Jornal do Médico, ressaltando os objetivos e expectativas em relação ao Periódico. “É uma honra muito grande chegar a 20 anos de trajetória do Jornal do Médico, uma iniciativa que começou com meus pais e que a gente vem trabalhando para poder manter esse legado. Meu pai tinha uma ideia muito clara, que era criar uma publicação que levasse uma informação de qualidade e credibilidade, principalmente para o público da saúde, em especial, os médicos, mas também a sociedade. A gente sente que pode também ir mais além. Nascemos como impresso, por isso o nome ‘Jornal do Médico’, mas com o passar dos anos, a gente foi acompanhando algumas evoluções e fomos criando, também, outros canais além do impresso. Começamos com o impresso, depois revista, e chegamos aos meios digitais.”

Além do propositor da homenagem, Dr. Vicente e do representante da Instituição, Argollo de Menezes, estiveram ainda, vereador de Fortaleza Adail Júnior; o desembargador Everardo Lucena; o presidente a Academia Cearense de Medicina, Henrique Leal; a diretora do Conselho Regional de Medicina, Regina Lúcia Portela e o presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e Coordenador de Cultura e Artes da Unichristus, Arruda Bastos.
A Instituição
Em 18 de outubro de 2004, com o apoio de entidades e personalidades como Dr. Wilson Pinheiro de Sousa (in memoriam), Dra. Celina Côrte pinheiro (in memoriam), Dr. Lino Holanda (secretário-geral do CREMEC), Dr. Florentino Cardoso (presidente da Associação Médica Cearense), Dr. Tarcísio Dias (presidente SIMEC sindicato dos Médicos do Estado do Ceará), o Sistema Unimed e outros patrocinadores, nasceu na capital alencarina, o primeiro número do Jornal do Médico. A publicação foi idealizada por Juvenal Menezes e sua esposa, Nahimi Argolo Ferreira de Menezes, acompanhados pelo seu filho Argollo de Menezes
Ao longo de duas décadas, o Jornal do Médico tem desempenhado um papel crucial na disseminação de informações relevantes sobre saúde, medicina e bem-estar. Seu compromisso com a educação continuada dos profissionais da saúde e com a conscientização da população, tem contribuído significativamente para o aprimoramento dos serviços de saúde na região de Fortaleza e no estado do Ceará.
Foto: André Lima
Repórter: Andre Barbosa Pinheiro
FONTE: Câmara Municipal de Fortaleza







