detailingshop-header-pic1
Empresa de fachada e movimentação bancária milionária: como a PF chegou a uma família de cearenses suspeita de fraude
24 de março de 2025
Primeira cidade brasileira a acabar com escravidão guarda símbolos da luta pela abolição
25 de março de 2025
24 de março de 2025

Açude sangra no interior do Ceará após 13 anos

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Em 2021, o reservatório esteve em sua situação mais crítica, quando atingiu apenas 13%

As chuvas que banham o Ceará durante a quadra chuvosa continuam enchendo diversos reservatórios e reavivam, inclusive, memórias da população de quando estavam completamente cheios. Isso aconteceu com o açude Tatajuba, localizado no município de Icó, na região do Centro-Sul do Ceará, que voltou a sangrar após passar 13 anos sem atingir sua capacidade máxima.

O reservatório, que é responsável pelo abastecimento humano da comunidade Sítio Tatajuba, verteu na última sexta-feira (21), de acordo com o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A última vez em que isso ocorreu foi no dia 28 de março de 2012. 

Após aquela ocasião, o açude foi perdendo volume e tinha pequenas recargas. A situação mais crítica ocorreu em janeiro de 2021, quando atingiu apenas 13%. Em 2023 e 2024, ele “bateu na trave” ao superar os 90%, mas só veio a sangrar há três dias.

Na sangria, o Tatajuba alcançou o volume total de 2,73 milhões de metros cúbicos. Ele foi inaugurado em 1996 para barrar o rio de mesmo nome. Neste ano, foi o primeiro reservatório da bacia do Salgado a atingir a sangria.

Veja também

Ceará

Açude volta a sangrar no sertão do Ceará após 5 anos; veja imagens

Ceará

Após rompimento de barragem, trecho da CE-371 é interditado em Acopiara, no interior do Ceará

Nas redes sociais, vários icoenses comemoraram a conquista. “Nosso açude é benção!”, disse uma usuária. “Glória a Deus”, postaram outras pessoas.

A sangria de um açude é fundamental para a segurança da estrutura, porque regula o nível da água acumulada e permite que o excesso seja escoado de forma controlada.

Açude Tatajuba no sertão de Icó
Legenda: Açude Tatajuba barra o rio de mesmo nome, em IcóFoto: Divulgação/Cogerh

Capacidade dos açudes

Outros dois reservatórios do Ceará sangraram após cinco anos: Arneiroz II e Trici, ambos localizados na bacia do Alto Jaguaribe, e Colina, situado nos Sertões de Crateús.

Atualmente, o Ceará conta com 40 açudes sangrando simultaneamente, conforme o Portal Hidrológico. Outros 17 estão com capacidade superior a 90%.

Ao todo, o volume acumulado nas 157 barragens do Estado é de 50,52%.

DIÁRIO DO NORDESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

17 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá requerê-lo […]
17 de abril de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Dicas fresquinhas para dias quentinhos! Para garantir que seu pet aproveite o seu lazer com saúde e energia, […]