detailingshop-header-pic1
Nova política pode tirar da fila de espera 19 projetos de data centers e energia renovável no Ceará
25 de dezembro de 2025
Vídeo: Quadriciclo bate em buggy em dunas da praia de Canoa Quebrada, no Ceará
26 de dezembro de 2025
25 de dezembro de 2025

A história do médico filantropo e ex-deputado que empresta o nome a um bairro de Fortaleza

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

O “Baú da Política — Especial Bairros de Fortaleza” explora a história política e social do Ceará a partir do legado de políticos que dão nomes a bairros da Capital.

Espremido entre o Rodolfo Teófilo, a Parquelândia e a Bela Vista está um bairro que, há mais de meio século, homenageia um dos médicos mais conhecidos da história do Ceará pela dedicação a atender pacientes gratuitamente. O compromisso com os mais pobres guiou tanto a carreira médica quanto a trajetória política de Amadeu Furtado, hoje eternizado no mapa de Fortaleza.

O que hoje conhecemos como bairro Amadeu Furtado nem sempre teve essa denominação. A área já foi chamada de Coqueirinho e, antes de ser ocupada, compunha uma propriedade particular conhecida como Cercado do João Maia.

A mudança de nome aconteceu em abril de 1952. Registros da Câmara Municipal mostram que, naquele mês, o vereador Francisco Edward Pires apresentou projeto propondo que o “atual bairro do Coqueirinho” passasse a se chamar Amadeu Furtado.

Diário do Nordeste

Fique por dentro das últimas notícias do Ceará, Brasil e mundo.

Seguir no Google

Print da legislação da época que mudou o nome do bairro.
Legenda: Legislação que mudou o nome do bairro, anteriormente conhecido como “Coqueirinho”.Foto: Reprodução/CMFor

“Considerando que o Município de Fortaleza é devedor de serviços ao saudoso Dr. Amadeu Furtado, baluarte da benemerência para com o povo desta Capital, venho solicitar que se denomine de Dr. Amadeu Furtado o atual bairro do Coqueirinho”, justificou o parlamentar na proposta

O ofício enviado ao Executivo reforçava que a proposta era uma “merecida homenagem à sua memória e aos seus feitos, para que jamais seu nome se apague do nosso meio social”.

O parecer das comissões na Câmara destacava que Amadeu Furtado era um “homem de coração bom, que em vida se caracterizou pela caridade ao próximo” e ressaltava ainda seu papel político, lembrando que ele “chegou a ser presidente da Assembleia do Estado, tão grande era seu conceito perante os colegas e o povo que o elegeu”.https://www.instagram.com/reel/DScfJycjRqE/embed/captioned/?cr=1&v=14&wp=675&rd=https%3A%2F%2Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br&rp=%2Fpontopoder%2Fa-historia-do-medico-filantropo-e-ex-deputado-que-empresta-o-nome-a-um-bairro-de-fortaleza-1.3721028#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A2002.8000001907349%2C%22ls%22%3A422.30000019073486%2C%22le%22%3A902.1999998092651%7D

Quem foi Amadeu Furtado?

Nascido em Ipu no fim da década de 1880, Amadeu Furtado formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1913. No ano seguinte, mudou-se para Fortaleza, onde construiu carreira marcada pela filantropia. 

Ficou conhecido por atender gratuitamente pessoas pobres — hábito que ampliou sua clientela e lotou seu consultório. Relatos da época narram que o médico atendia até à noite no Centro de Fortaleza, na primeira botica (farmácia) de Fortaleza.

Veja também

PontoPoder

Baú da política: primeiro prefeito eleito por voto secreto em Fortaleza dá nome a bairro há 60 anos

PontoPoder

Abolicionista dá nome a bairro rebatizado por militares receosos com o comunismo em Fortaleza

Além da atuação clínica, foi professor na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, legista e diretor do Instituto Médico Legal (IML).

Na política, destacou-se como deputado constituinte e presidiu a Constituinte de 1947. Ao ocupar o comando da Assembleia, chegou a assumir interinamente o Governo do Estado, passando o cargo ao governador Raul Barbosa.

Intelectual ativo, escreveu em revistas, livros, artigos de jornal e contos, tornando-se figura conhecida na vida cultural da Capital.

Amadeu Furtado faleceu em fevereiro de 1952, em Fortaleza. Ao morrer, deixou não apenas o reconhecimento de sua carreira médica e política, mas também um legado de caridade que marcou gerações, e que hoje permanece vivo na homenagem do bairro que leva seu nome.

DIÁRIO DO NORDESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

18 de junho de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Arraste para o lado e confira todas as informações relacionadas ao período de inscrições, documentos necessários, requisitos e […]
18 de junho de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Nesta sexta-feira (19), tem jogo da seleção brasileira e transmissões ao vivo com os telões do SGA Fan […]