
Costelinha foi adotado por um casal que mora em Zurique, após viver nas ruas do bairro Jóquei Clube, em Fortaleza.
O vira-lata caramelo Costelinha chegou à Suíça após ser adotado por um casal que vive em Zurique. Uma das principais mudanças para o animal é o clima: sair do calor tropical de Fortaleza para o frio da primavera suíça.
Nesta sexta-feira, o perfil do Costelinha publicou uma foto onde ele apareceu enrolado em cobertores para aguentar os 13ºC que fazia em Zurique. A temperatura é bastante distinta dos altos graus enfrentados por Costelinha nas ruas do bairro Jóquei Clube, em Fortaleza, quando ainda não havia sido adotado.
Costelinha morava na rua até novembro do ano passado, mas foi adotado por um casal formado por uma cearense e um suíço — Tais Marthalle e Roma Marthalle. Segundo Nayana Soares, irmã de Tais, o vira-lata está se adaptando bem à nova casa.
Nayana é voluntária do grupo “Vira-latas do bem”, que atua com animais de rua em Fortaleza. Ela explicou que, desde a decisão da irmã de adotar Costelinha, foi necessário passar por um longo processo burocrático exigido pelo governo suíço.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/p/K/wvz9oES76hLAXHupZDZQ/costelinha-suica.jpg)
Tutora publica foto de vira-lata caramelo do CE passando frio de 13ºC na Suíça. — Foto: Reprodução
“O processo demorou um pouco devido aos prazos exigidos pelo governo suíço. Primeiramente, o Caramelo fez a microchipagem junto com a vacina da raiva e, só após 30 dias, pôde fazer o exame de teste de sorologia da raiva”, explicou Nayana.
“Após o exame feito, ele deveria esperar três meses para receber a autorização da Suíça. Passou por algumas consultas, exames e castração, mas esses outros processos eram por prevenção da saúde dele”, complementou.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: Polícia Militar resgata cachorro de dentro do rio Cocó, em Fortaleza
- Duas crianças e nove animais são resgatados por PMs durante incêndio a residência em Fortaleza
Como Costelinha foi encontrado

Vira-lata caramelo que morava nas ruas de Fortaleza é adotado e vai para a Suíça.
Costelinha começou a ser acompanhado pelo grupo “Vira-latas do bem” em vias do bairro Jóquei Clube, em abril de 2025, quando uma voluntária notou que ele estava ferido após um ataque de dois cães maiores. Ela passou a fornecer água, comida e cuidados ao animal.
Em outubro do ano passado, Costelinha desapareceu do local onde costumava ficar. Após semanas, ele foi localizado na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, a cerca de 13 km de distância, e continuou recebendo atenção do grupo de voluntários.
Com a decisão da adoção, Costelinha passou a morar na casa da “tia pet” Nayana Soares, que cuidou dele enquanto todo o processo burocrático para a mudança definitiva para Zurique era resolvido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/N/o/o9bwjgTqu95Nk6OD6stQ/costelinha2.jpg)
Costelinha viajou para a Suíça nesta quarta-feira. — Foto: Redes sociais/Reprodução
G1 CE







