detailingshop-header-pic1
MP investiga denúncia de maus-tratos a animais em Jaguaretama
28 de janeiro de 2026
Médico e ex-professor universitário é preso suspeito de abusar sexualmente de aluna no Ceará
29 de janeiro de 2026
28 de janeiro de 2026

Master: diretor diz que BC sabia das carteiras podres vendidas ao BRB desde março de 2025

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Metrópoles teve acesso ao depoimento do diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, à Polícia Federal (PF)

No depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, afirmou que a autarquia sabia que as carteiras da Tirreno vendidas pelo Banco Master para o BRB por R$ 12,2 bilhões eram podres desde março de 2025, oito meses antes da liquidação do Banco de Daniel Vorcaro.

Leia também

A delegada diz que tanto Vorcaro quanto o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, afirmaram que o BC acompanhou todas as tratativas envolvendo as duas instituições financeiras e pergunta a Ailton se as alegações são verdadeiras.

Aquino responde: “O reporte das carteiras da Tirreno passou a ser feito pelo BRB depois dos nossos questionamentos. Nós fizemos um questionamento em março, que está nos autos ofícios, mostramos nossa preocupação e, a partir daí, o BRB, principalmente o BRB, reporta”.

Ad loading

O Master foi liquidado oito meses depois, em novembro de 2025, após a PF deflagrar a Operação Compliance Zero, que investiga suposta fraude na venda, justamente, das carteiras da Tirreno do Master para o BRB.

Aquino também confirmou que o BC acompanhou a substituição dos ativos, realizada após o BRB constatar que a carteira vendida pelo Master era falsa. “No dia 18 de junho de 2025, um ofício direcionado a mim diz que [o BRB] começa a fazer um processo de diligência para internalizar os ativos. Ou seja, ele começa a buscar ativos dentro do balanço do Master frente ao problema”.

O diretor de fiscalização continua: “Aí, em 8 de julho de 2025, através de ofício, o BRB fala que está internalizando novos ativos. Aí ele pega Credcesta, cartão benefício, CRI, FII, títulos do exterior, ações, cotas. Então, neste ofício, o BRB diz que está internalizando novos ativos frente às carteiras adquiridas do Master, dadas como inexistentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

3 de fevereiro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 17h, a alegria toma conta da Lagoa da Prejubaca com […]
3 de fevereiro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail A distribuição de sementes do programa Hora de Plantar será realizada para os agricultores cadastrados nesta quarta-feira, 04 […]