detailingshop-header-pic1
Bolo de macaxeira: aprenda a fazer receita junina tradicional no Ceará
15 de junho de 2025
Menino de 10 anos gasta cerca de R$ 12 mil do cartão da mãe em jogos, sem a permissão dela
15 de junho de 2025
15 de junho de 2025

Câmara pode votar projeto que aumenta penas para abandono de idoso nesta semana

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Proposta muda pena de 6 meses a 3 anos para 2 a 5 anos, além de multa

O projeto de lei que aumenta a pena por abandono de pessoa com deficiência em hospitais, casa de saúde ou entidades de abrigamento que leve à morte ou lesão grave está pautado para ser votado na Câmara dos Deputados nesta semana. Parlamentares precisam analisar emendas adicionadas pelo Senado e por deputados.

LEIA TAMBÉM

Entre as alterações propostas, estão a aplicação de penas de reclusão de 2 a 5 anos e multa pelo abandono de pessoa com deficiência. A pena atual é de reclusão de 6 meses a 3 anos, além de multa. Caso o abandono resulte em morte, a pena aumentaria para de 8 a 14 anos de reclusão, e reclusão de 3 a 7 anos em caso de lesão grave.

Outro texto que pode ser votado antes do feriado de Corpus Christi é o projeto que tipifica a aproximação do agressor em áreas delimitadas pelo juiz para proteção de vítima de violência contra a mulher como descumprimento de medida judicial. A relatora Rogéria Santos (Republicanos-BA) acrescentou a residência ou o local de trabalho da vítima nessas áreas.

O projeto que derruba a portaria do Ministério do Trabalho que autoriza o trabalho no comércio em domingos e feriados apenas mediante convenção coletiva de trabalho também pode ser votado. A proposta, escrita pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), determina que continue a valer a portaria do ex-presidente a Jair Bolsonaro, que regulamentava o assunto e permitia o trabalho.

As sessões do plenário estão marcadas para segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18).

PLENO NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

2 de outubro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Em SGA, as campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde reforçam dois importantes alertas: o combate ao câncer de […]
2 de outubro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Luiz Fernando Pacheco era sócio-fundador do Grupo Prerrogativas e conselheiro da OAB-SP. Ele escreveu em um grupo de […]