detailingshop-header-pic1
MAPA: Quaest mostra como está a disputa presidencial nos estados
5 de setembro de 2026
Mulher é presa por esconder fuzil e mais 11 armas de fogo em casa em Fortaleza
5 de setembro de 2026
5 de setembro de 2026

Delegados da PF pedem que Gonet se declare impedido em apuração sobre relatório pedido por Mendonça que cita o PGR

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Na sexta-feira (4), Gonet informou ao STF que vai apurar possível interferência em relatório da PF pedido por Mendonça que cita relação de Vorcaro com Moraes e com o próprio PGR.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) pediu, em uma nota divulgada neste sábado (5), que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se declare impedido na apuração de possível interferência em um relatório da Polícia Federal pedido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cita a relação de Daniel Vorcaro com o ministro Alexandre Moraes e com o próprio PGR.

“A ADPF requer que o Procurador-Geral da República se declare impedido e se abstenha de praticar atos, seja como fiscal da lei, seja como titular do controle externo, nos procedimentos relacionados aos fatos em que é citado; que o procedimento instaurado seja arquivado por ser via inadequada ao questionamento de ato do STF; e que os fatos que vieram à tona pela operação Compliance Zero sejam apurados em toda a sua extensão, sem seletividade quanto às autoridades envolvidas”, diz a nota.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, que abriu uma apuração sobre possível interferência na produção do relatório.

“Informo a Vossa Excelência que, na forma do despacho que encaminho, determinei a instauração de Procedimento de Controle Externo da Atividade Policial, resultado será, em tempo adequado, noticiado à Corte”, escreveu o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A PGR afirma que a PF terá que esclarecer, por exemplo, “quanto a possível ocorrência de ordem ou interferência externa em sua elaboração, que tenha maculado seu conteúdo”.

🔎 A medida faz parte do chamado controle de externo da polícia, que é uma atribuição do Ministério Público Federal e foi tomada na esteira do pedido de esclarecimentos feito pelo presidente do STF, Edson Fachin, sobre a produção do material.

A procuradoria alegou que não foi comunicada sobre a determinação de Mendonça.

“No trâmite analisado, não foi dado espaço à manifestação da Pocuradoria-Geral da República. Ao revés, a decisão proferida nos autos da Petição n. 15.556/DF foi ocultada do Ministério Público, que foi assim impedido de realizar o necessário controle externo da atividade policial, etapa essencial a qualquer investigação”, afirmou.

Gonet respondeu a uma determinação de Fachin para fornecer informações sobre o caso, que era relatado por Mendonça, e agora está sob o comando do presidente do STF.

O Procurador-Geral da República Paulo Gonet — Foto: Victor Piemonte/STF

O Procurador-Geral da República Paulo Gonet — Foto: Victor Piemonte/STF

Crise Master no STF

Na última terça-feira (1º), o ministro André Mendonça retirou o sigilo de um relatório da Polícia Federal que expõe mensagens e contatos entre o banqueiro Daniel Vorcaro, e o ministro Alexandre de Moraes.

🔎 Moraes, Andrei e Gonet foram citados por Daniel Vorcaro em mensagens obtidas pela Polícia Federal no celular do dono do Banco Master.

Trocas de mensagens entre Moraes, do STF, e Vorcaro sinalizam que o ministro discutia com o ex-dono do Banco Master a possibilidade de a PF deflagrar uma operação que teria o ex-banqueiro como alvo.

Mendonça sugeriu na mesma decisão que os elementos constantes dos relatórios da PF sobre o caso fossem avaliados pelo plenário da Corte.

Após a divulgação das informações, o relator também determinou que a PGR desse seu parecer sobre o tema. O procurador Paulo Gonet – mencionado nos relatórios publicizados por Mendonça – afirmou que a investigação é nula e não poderia ter sido feita sem um pedido do Ministério Público ou da própria PF.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

5 de setembro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Momento aconteceu durante encontro no Palácio do Planalto que discutiu presença das bets no brasil A produtora Paula […]
5 de setembro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Órgãos públicos em geral estarão fechados, mas serviços essenciais devem funcionar normalmente. Já shoppings e outras opções de […]