detailingshop-header-pic1
15 de agosto de 2026
15 de agosto de 2026

Estátua de Jesus, Maria e José será removida e prédio centenário recebe ação de emergência

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Antiga escola em Fortaleza tem estrutura deteriorada há anos.

Após a situação de abandono e o risco de desabamento da escultura da Sagrada Família serem denunciados pelo Diário do Nordeste, a Prefeitura de Fortaleza deu início a uma série de intervenções emergenciais no prédio da antiga Escola Jesus, Maria e José, no Centro.

As ações, coordenadas pelas secretarias de Infraestrutura (Seinf) e da Cultura (Secultfor), começaram ainda na quinta-feira (13), com o objetivo de garantir a estabilidade da estrutura centenária, segundo nota enviada à reportagem nessa sexta (14).

O cenário atual do imóvel é considerado crítico, apresentando vegetação interna, paredes deterioradas e portas e janelas vedadas com tijolos. A escultura da fachada sofre com corrosão severa e oxidação.

Diário do Nordeste

Fique por dentro das últimas notícias do Ceará, Brasil e mundo.

Seguir no Google

https://youtube.com/watch?v=8BTS4mihjss%3Fenablejsapi%3D1%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br

Além disso, um trecho do muro na Rua Visconde de Sabóia estava caído. Segundo a Prefeitura, o equipamento “já se encontrava demolido, não tendo a demolição ocorrido em decorrência da ação iniciada nesta quinta-feira”.

A nota oficial do Município confirmou a instalação de tapumes, escoras e a retirada preventiva da estátua. O destino da imagem não foi informado.

Tapumes foram colocados em área onde muro da antiga escola caiu.

Legenda: Tapumes foram colocados em área onde muro da antiga escola caiu.

Foto: Kid Jr.

Embora a propriedade pertença à Arquidiocese de Fortaleza, o imóvel está sob posse da Prefeitura desde 2007, por meio de um contrato de comodato, que responsabiliza o poder público por sua manutenção.

Veja também

Cearense está preso há 15 dias na Islândia após protesto contra a caça às baleias

CE lança programa para acelerar ajuda a vítimas de violência; veja como funciona

A intervenção ocorre em um momento de pressão jurídica: o Ministério Público do Ceará (MPCE) cobra multas que somam mais de R$ 22,9 milhões pelo descumprimento de decisões judiciais anteriores que determinavam a recuperação do espaço.

Atualmente, um Grupo de Trabalho tem o prazo de 120 dias para apresentar um plano definitivo de uso e restauro para o prédio.

Escola teve múltiplos usos

Construída entre 1902 e 1905, a edificação carrega uma importância histórica que vai além da arquitetura eclética de sua fachada.

A instituição surgiu com uma forte missão social, voltada para o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade e filhos de retirantes das secas que chegavam à capital no início do século XX.

Prédio histórico no Centro de Fortaleza tem mais de 100 anos.

Legenda: Prédio histórico no Centro de Fortaleza tem mais de 100 anos.

Foto: Kid Jr.

O prédio funcionou como unidade de ensino até 1920. Após esse período, o espaço assumiu novas funções, abrigando um cinema paroquial entre as décadas de 1920 e 1940, além de servir a atividades ligadas à Igreja do Pequeno Grande e à Sociedade Vicentina.

Mais recentemente, o imóvel enfrentou episódios de ocupação por famílias, o que acentuou o desgaste da estrutura que agora tenta ser preservada.

DIÁRIO DO NORDESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

15 de agosto de 2026

Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Pela honra de representar o Brasil em um intercâmbio cultural na China, que teve como pano de fundo […]
15 de agosto de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Bebida produzida no município tem reconhecimento nacional e internacional. A valorização da produção de cachaça em Viçosa do […]