Industrial tinha 81 anos e era um dos nomes mais importantes do setor no Ceará. Velório acontece nesta terça-feira (11) em Fortaleza.
Por Redação g1 CE
Morreu na manhã desta terça-feira (11) o empresário Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e empresário de destaque na indústria cearense. Ele tinha 81 anos.
A Fiec comunicou o falecimento e decretou luto oficial de três dias. Roberto Macêdo era o presidente do Conselho de Administração do Grupo J. Macêdo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/4/5rWlTaRfChY6NydoBf4Q/roberto-macedo.jpg)
Morre Roberto Macêdo, empresário e ex-presidente da Fiec — Foto: Fiec/Divulgação
O velório do empresário será realizado a partir das 10h na Funerária Ternura. No mesmo local, uma missa está marcada para as 14h. O sepultamento seguirá para o Cemitério Parque da Paz.
Em nota de pesar, a federação destacou a trajetória e a contribuição de Roberto Macêdo para o desenvolvimento do estado: “A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lamenta profundamente o falecimento de Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da instituição e uma das maiores referências da indústria cearense, ocorrido neste dia”.
Trajetória empresarial
Macêdo foi responsável por marcas nacionais como Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini e Hidracor, com atuação principal nos setores de alimentos, tintas e agroindústria, empresas que formam um dos maiores grupos empresariais do Brasil.
Sua atuação também incluía a área socioambiental, como conselheiro informal da Fazenda da Esperança, entidade que recupera dependentes químicos, e como membro de conselhos de organizações dedicadas à preservação da Caatinga, como a Associação Caatinga e The Nature Conservancy do Brasil.
Em reconhecimento a uma trajetória que uniu “indústria, conhecimento e compromisso social”, a Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu a Roberto Macêdo o título de Doutor Honoris Causa.
G1 CE








