detailingshop-header-pic1
Complexo do Pecém fortalece parcerias na China e amplia cooperação em energia e logística
10 de novembro de 2025
Dono de cartório de Fortaleza é denunciado por desviar R$ 2,6 milhões do MPCE
10 de novembro de 2025
10 de novembro de 2025

Senado dos EUA obtém maioria de votos para reabrir governo

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Procedimento aprovado permite avançar em direção a um projeto de lei que desbloqueie fundos

O Senado dos Estados Unidos conseguiu aprovar no final da noite de domingo (9) o procedimento que permite avançar em direção a um projeto de lei que desbloqueie fundos para reabrir o governo federal, após um recorde de 40 dias fechado por falta de acordo.

Pouco antes das 23h (horário local, 1h de Brasília), o Senado obteve os 60 votos necessários para avançar em direção a um compromisso que permita pagar os funcionários e as agências federais, depois que sete senadores democratas e o independente Angus King (que geralmente vota com os democratas) decidiram romper com a disciplina de seu partido para permitir a extensão do orçamento até 30 de janeiro.

obtem-maioria-de-votos-para-reabrir-governo.html%22

Leia tambémCarro despenca de viaduto e mata quatro jovens no Rodoanel, em SP
Antes da COP sob Lula, Trump critica destruição da Amazônia
Famílias do Paraná terão até R$ 50 mil para reconstruir casas
Michelle diz que Congresso está “de joelhos em frente ao STF”
COP30: Belém será capital federal por dez dias

O acordo alcançado, que ainda deve passar por outras votações no Senado e finalmente pela Câmara dos Representantes, permitirá voltar a pagar os mais de 650 mil funcionários que estão há mais de um mês sem receber um salário e o pagamento retroativo, assim como financiar os departamentos de Agricultura, de Assuntos de Veteranos e outras agências até 30 de janeiro.

Como parte das negociações, o lado republicano assegurou aos democratas que em dezembro votariam para estender os subsídios da Lei de Cuidados Acessíveis, conhecida como Obamacare, que terminam este ano e que haviam se tornado o grande obstáculo para a extensão do orçamento.

O líder da minoria democrata no Senado dos EUA, Chuck Schumer, se opôs ao acordo e declarou que, enquanto o governo federal esteve fechado, o presidente americano, Donald Trump, tornou os americanos afetados como “reféns” ao suspender o programa de assistência alimentar para famílias, veteranos, idosos e crianças.

– A crise de cuidados de saúde é tão grave e urgente para as famílias que não posso apoiar esta resolução de continuidade [do orçamento] – afirmou Schumer, cuja oposição contou com o respaldo da senadora progressista Elizabeth Warren, que opinou que o acordo era um “grande erro”.

O acordo deve obter o aval da Câmara dos Representantes, onde há divisão em ambos os partidos. O líder da minoria democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, disse que votará contra, enquanto Pete Aguilar, presidente do caucus democrata, se somou à oposição ao projeto de lei porque “não resolve a crise de cuidados de saúde nem torna a vida dos americanos mais acessível”.

Este fechamento do governo federal durou um recorde de 40 dias e provocou a suspensão do salário para várias centenas de milhares de funcionários federais, o fechamento de serviços básicos, o não pagamento de cupons de alimentos para os mais pobres e longos atrasos em aeroportos e no tráfego aéreo devido à escassez de controladores ou membros da segurança aeroportuária.

Diante da falta de salários, muitos funcionários foram obrigados a recorrer a doações de comida ou a empréstimos de emergência, tudo isso enquanto um grande número continuava trabalhando sem receber sua remuneração. Além disso, os analistas começavam a temer que a longa paralisação na capacidade do governo federal de operar plenamente começaria a ter um impacto irreversível no crescimento da economia.

*EFE/PLENO NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

10 de novembro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Ele cometeu o crime por cerca de oito anos seguidos. O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou, nesta segunda-feira […]
10 de novembro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail O Complexo do Pecém concluiu, na última semana, uma agenda estratégica em Xangai, na China, voltada ao fortalecimento […]