detailingshop-header-pic1
Portocem assina pré-contrato para construção de usina termelétrica movida a gás natural no Complexo do Pecém
10 de novembro de 2025
Senado dos EUA obtém maioria de votos para reabrir governo
10 de novembro de 2025
10 de novembro de 2025

Complexo do Pecém fortalece parcerias na China e amplia cooperação em energia e logística

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

O Complexo do Pecém concluiu, na última semana, uma agenda estratégica em Xangai, na China, voltada ao fortalecimento de parcerias internacionais nas áreas de energia renovável e logística portuária. A missão reforça o papel do Pecém como polo de inovação, eficiência operacional e sustentabilidade no Nordeste brasileiro.

“Essa agenda foi estratégica para consolidar o Pecém como um parceiro global em energia e logística. Nosso foco é continuar atraindo investimentos sustentáveis, fortalecendo as cadeias produtivas e garantindo que o Ceará siga competitivo nas principais rotas internacionais”, destacou Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

O primeiro compromisso da comitiva incluiu uma reunião com executivos da Envision, parceira da FRV no projeto de hidrogênio verde em desenvolvimento no Complexo. O encontro, que contou com a presença do presidente Max Quintino e do diretor comercial, André Magalhães, tratou do andamento das iniciativas conjuntas e de novas oportunidades de cooperação voltadas à expansão do ecossistema de energia limpa no Ceará.

Os representantes do Pecém participaram ainda da reunião global da ChinaLand, uma das principais armadoras do transporte marítimo internacional. Durante o evento, o Complexo do Pecém foi reconhecido como o principal parceiro portuário da ChinaLand no Brasil, consolidando sua relevância nas rotas comerciais da companhia.

As discussões se concentraram em melhorias nos processos de descarga e movimentação de cargas siderúrgicas, com o objetivo de elevar a produtividade e a eficiência operacional. Também foram analisadas novas oportunidades de exportação para o Estado, com foco em otimizar o uso dos navios em rotas de retorno e reduzir custos de frete marítimo.

“Estamos trabalhando para tornar cada escala da ChinaLand em Pecém ainda mais produtiva e eficiente. Ao otimizar processos e diversificar cargas, geramos valor para nossos clientes, reduzimos custos e ampliamos o potencial exportador do Ceará”, afirmou André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém.

Durante a viagem, o presidente Max Quintino também esteve na sede da empresa SAIC Motor, em Xangai. Acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, eles buscaram negociar a vinda da empresa para o Polo Automotivo do Ceará. Foram recebidos pelos diretores da SAIC Tianxin Fan e Yijun Shen.

Além da programação oficial, a delegação do Pecém realizou reuniões bilaterais com operadores portuários e prestadores de serviços internacionais, discutindo ações de integração operacional e melhoria contínua. Integraram também a comitiva representantes da Tecer e da Unilink, empresas prestadoras de serviços operacionais no Porto do Pecém.

PORTOCEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

10 de novembro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Ele cometeu o crime por cerca de oito anos seguidos. O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou, nesta segunda-feira […]
10 de novembro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail A Portocem assinou, nesta quarta-feira (07), um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, para […]