detailingshop-header-pic1
ONG denuncia ‘carrocinha’ e morte de cachorros em Umirim, no CE, e prefeito nega acusações
5 de junho de 2025
Prefeitura de Itaitinga tem concurso público com salário de até R$ 4,5 mil
6 de junho de 2025
6 de junho de 2025

Porto do Pecém bate recorde histórico com 387 mil toneladas de aço exportadas em maio

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

🚢 Porto do Pecém crava novo recorde histórico em exportações

O Porto do Pecém atingiu em maio de 2025 sua maior marca mensal: 387.690 toneladas de placas de aço exportadas, superando em 18,39% o recorde anterior de janeiro de 2023. As placas, produzidas pela ArcelorMittal Pecém, foram embarcadas em 10 navios com destino aos Estados Unidos (212 mil toneladas), França, Polônia, Alemanha, Itália e também ao Brasil (58 mil toneladas via portos de Praia Mole e Piaçaguera).

 Vá mais fundo

A nova marca confirma a consolidação do Pecém como hub logístico e industrial global, impulsionado pela integração estratégica entre o terminal e a usina da ArcelorMittal instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará. O desempenho é resultado de um modelo de gestão alinhado, infraestrutura robusta e forte demanda internacional por aço.

🎯 Apenas entre janeiro e maio de 2025, o terminal cearense já movimentou 1.232.245 toneladas de placas, mantendo o aço como seu principal produto de exportação. O presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, destacou que o resultado “demonstra nossa capacidade operacional em atender demandas logísticas de grande escala com eficiência”.

🔧 A engrenagem por trás do feito

O Complexo do Pecém é operado por uma parceria público-privada entre o Governo do Estado do Ceará e o Porto de Roterdã, referência mundial em logística portuária. A ArcelorMittal Pecém possui capacidade instalada de até 3 milhões de toneladas anuais de placas e responde hoje por embarques para mais de 20 países, reforçando a posição do Ceará na balança comercial brasileira.

🧠 Para o diretor de operações da ArcelorMittal Pecém, Kleber Beraldo, o recorde foi fruto de uma “relação ética e profissional” entre indústria e porto. Já Roberto de Castro, diretor de operações do Pecém, creditou o avanço ao “compromisso com a inovação e melhoria contínua”.

💬 Por que importa

O feito sinaliza não apenas a força da indústria siderúrgica cearense, mas também o acerto da estratégia de internacionalização do Pecém — com infraestrutura de padrão global, operação integrada e vocação exportadora que transforma o terminal em um dos ativos logísticos mais relevantes do Brasil.

FOCUS PODER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

25 de janeiro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Caso veio à tona após divulgação de imagens captadas por câmeras de segurança. O cantor paraibano João Lima […]
25 de janeiro de 2026
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Vítima foi atingida por ciclista enquanto caminhava na calçada com familiares. Ela está internada sob observação. Uma turista […]