Tensão muscular, insegurança e medo: esses são alguns dos sintomas da ansiedade. Mas quem nunca se sentiu assim depois de algum acontecimento ou uma situação complicada?
Porém, quando estas sensações de angústia passam a ser uma constante e a pessoa começa a viver em alerta, mesmo sem motivo aparente, é preciso puxar o freio de mão.
A ansiedade é uma resposta natural do organismo, responsável por preparar o indivíduo para a ação. Mas quando esse alerta vira paralisia e gera estresse, é possível que transtornos como pânico, fobia social ou TOC (transtorno obsessivo compulsivo), estejam começando a se desenvolver.
E para evitar que os sintomas se agravem e ajudar os leitores a terem uma vida plena e equilibrada, os especialistas do Astrocentro dão dicas de como controlar a ansiedade, mudando pensamentos e hábitos.
• Dieta balanceada: consuma produtos naturais, frutas, legumes e verduras e evite alimentos industrializados.
• Sono: tente dormir mais ou menos oito horas por dia. O sono é importante porque é nesse período que o corpo recarrega as baterias.
• Exercício físico: faça atividade aeróbica de três a cinco vezes por semana. Procure uma atividade prazerosa, que te inspire e entretenha. Dança, natação, zumba… vale tudo na hora de se mexer.
• Procure técnicas que diminuem o gatilho do estresse, como ioga. Existem estudos que comprovam que a meditação ajuda a prevenir doenças e acalmar a mente.
Tribuna do Ceará/22/07/17