Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Secretamente, George Michael doava milhões a instituições de caridade

0

Fãs enlutados lamentaram a morte do astro pop George Michael neste domingo (25) e instituições de caridade britânicas enalteceram sua generosidade manifestada nos bastidores de diversas causas.

Os últimos anos de Michael foram marcados por atritos ocasionais com a lei e uma série de incidentes na direção envolvendo abuso de drogas, mas um outro lado do astro emergiu nesta segunda (26), conforme atuantes em instituições de caridade vieram à tona para agradecer Michael por anos de doações e serviços sociais.

Entre os grupos que ele apoiou estão o Terrence Higgins Trust, que ajuda pessoas portadoras do vírus da Aids, Macmillan Cancer Support e Childline, que oferece aconselhamento por telefone a jovens.

A fundadora da Childline, Esther Rantzen, disse que Michael doou os royalties do hit “Jesus to a Child” à instituição, além de ter realizado diversas doações financeiras.

“Ao longo dos anos, ele nos deu milhões e estávamos planejando para o próximo ano, como parte das celebrações dos nossos 30 anos, criar, esperávamos, um grande show em sua homenagem –à sua arte, à sua maravilhosa musicalidade e também agradecê-lo pelas centenas de milhares de crianças que ele ajudou”, disse.

Ela conta que Michael estava determinado de que ninguém de fora da instituição deveria saber “o quanto ele deu às crianças mais vulneráveis da nação”.

“Por anos ele ele foi um filantropo extraordinário, doando dinheiro à Childline, mas estava determinado a não tornar essa generosidade pública”, disse Rantzen.

Jane Barron, da Terrence Higgins Trust, disse que Michael fez diversas doações, inclusive concedeu os royalties de “Don’t Let the Sun Go Down on Me”, dueto gravado com Elton John em 1991.

Michael falou publicamente sobre a dor de perder um parceiro por Aids, no início da epidemia, mas manteve em segredo sua longa história de doações à instituição.

“Suas doações contribuíram com uma visão de um mundo onde pessoas com Aids vivem vidas saudáveis livres de preconceito e discriminação. Graças ao legado de George, estamos um passo em direção a este mundo e somos muito gratos por seu apoio e amizade ao longo dos anos”, disse Barron.

Não somente instituições de caridades tiveram a chance de conhecer o lado generoso do astro.

Horas após a morte de Michael, o apresentador do programa britânico “Pointless”, Richard Osman, disse, em uma publicação em seu perfil no Twitter, que George Michael doou secretamente 15 mil libras (cerca de R$ 60 mil) a uma mulher que pedia ajuda para realizar um tratamento de fertilização in vitro.

“Uma mulher no [programa]‘Deal or no deal’ nos disse que precisava de £15k para um tratamento de IVF. George Michael telefonou em segredo no dia seguinte e deu para ela os £15k”, escreveu Osman, que era produtor executivo do programa na época da boa ação de Michael.

Na mesma rede social, uma pessoa afirmou ter sido voluntária com o astro em um abrigo para sem-teto. Também foi reportado que Michael doou 25 mil libras (cerca de R$ 100 mil) a uma desconhecida em um café, após ouvi-la chorar por uma dívida.

Compartilhe

Deixe um comentário