detailingshop-header-pic1
Escola de Gastronomia oferece 310 vagas em cursos gratuitos de panetone, sobremesa e ceia natalina
11 de novembro de 2025
Tutora é presa após cão de estimação morrer por maus-tratos no Ceará
11 de novembro de 2025
11 de novembro de 2025

Roberto Macêdo, empresário e ex-presidente da Fiec, morre aos 81 anos

Evando Moreira
Jornalista, fundador, editor, analista político.

Industrial tinha 81 anos e era um dos nomes mais importantes do setor no Ceará. Velório acontece nesta terça-feira (11) em Fortaleza.

Por Redação g1 CE

Morreu na manhã desta terça-feira (11) o empresário Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e empresário de destaque na indústria cearense. Ele tinha 81 anos.

A Fiec comunicou o falecimento e decretou luto oficial de três dias. Roberto Macêdo era o presidente do Conselho de Administração do Grupo J. Macêdo.

Morre Roberto Macêdo, empresário e ex-presidente da Fiec — Foto: Fiec/Divulgação

Morre Roberto Macêdo, empresário e ex-presidente da Fiec — Foto: Fiec/Divulgação

O velório do empresário será realizado a partir das 10h na Funerária Ternura. No mesmo local, uma missa está marcada para as 14h. O sepultamento seguirá para o Cemitério Parque da Paz.

Em nota de pesar, a federação destacou a trajetória e a contribuição de Roberto Macêdo para o desenvolvimento do estado: “A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lamenta profundamente o falecimento de Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da instituição e uma das maiores referências da indústria cearense, ocorrido neste dia”.

Trajetória empresarial

Macêdo foi responsável por marcas nacionais como Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini e Hidracor, com atuação principal nos setores de alimentos, tintas e agroindústria, empresas que formam um dos maiores grupos empresariais do Brasil.

Sua atuação também incluía a área socioambiental, como conselheiro informal da Fazenda da Esperança, entidade que recupera dependentes químicos, e como membro de conselhos de organizações dedicadas à preservação da Caatinga, como a Associação Caatinga e The Nature Conservancy do Brasil.

Em reconhecimento a uma trajetória que uniu “indústria, conhecimento e compromisso social”, a Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu a Roberto Macêdo o título de Doutor Honoris Causa.

G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver mais

11 de novembro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail Obtuário de um industrial, engenheiro e guardião da autenticidade Faleceu na noite desta segunda-feira, em Fortaleza, aos 81 […]
11 de novembro de 2025
Compartilhe a notícia Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Gmail No Centro do Idoso, cada sorriso é prova de que envelhecer bem é viver com dignidade, afeto e […]