Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Nicolle Barbosa participa do lançamento do projeto Ecopolos, da Prefeitura de Fortaleza

0

Fortaleza acaba de ganhar um modelo integrado com ações de requalificação urbana, mobilização social, educação ambiental, nova logística de coleta e monitoramento, além de fiscalizações intensivas. Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal lançou, no Paço Municipal, o programa Ecopolos, com previsão de ser iniciado em maio de 2017. O evento contou com a presença da presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa.

Com previsão de ser iniciado em maio deste ano, o projeto contará com um piloto na Avenida Presidente Castelo Branco, também conhecida como Avenida Leste-Oeste, na Regional I.

“Estamos buscando formas mais inteligentes de lidar com a questão do lixo. A Leste-Oeste é o melhor exemplo de que o aumento da coleta não resolve. Por isso, estamos lançando os Ecopolos, que propõem ações em quatro grandes eixos. Na Leste-Oeste, vamos recuperar calçadas, iluminar, melhorar o canteiro central, implantar ciclofaixas e arborizar. O segundo ponto é a mudança da logística de coleta, com sete pontos de lixeiras subterrâneas, além de mais três Ecopontos, coleta com motocicleta e garis comunitários. A terceira é a mobilização comunitária para evitar o descarte em horários e dias irregulares e a quarta é intensificar a fiscalização”, explicou o Prefeito.

Para a presidente da Adece, a ideia vem a somar com outras ações de infraestrutura da cidade. “Fortaleza vem crescendo e a gestão do prefeito tem a consciência de que é preciso acompanhar, de forma sustentável, essa expansão. O modelo das lixeiras subterrâneas, por exemplo, é uma ideia trazida de outros países extremamente desenvolvidos. As ações educativas são essenciais para conscientizar a população”, avalia.

Uma das ações de conscientização mais importantes será um estímulo aos carroceiros por meio de uma premiação a quem levar a maior quantidade de lixo o Ecoponto. Após avaliação dos resultados do trabalho, o projeto deve ser ampliado para outras regiões da cidade. A ideia é implantar mais quatro Ecopolos, na Varjota, Dendê, margem do Rio Maranguapinho e no Centro. Até 2020, serão 20 Ecopolos implantados nas diversas regionais de Fortaleza.

Cronograma de atividades
* Até o final de maio
– Implantação dos Ecopontos Leste-Oeste e Pirambu.

* Até o final de junho
– Requalificação da Avenida Leste-Oeste;
– Implantação do Ecoponto Vila do Mar;
– Implantação das Lixeiras Subterrâneas;
– Ciclomonitoramento;
– Ações de fiscalização;
– Ações educativas;
– Projeto “Agentes de Sustentabilidade”;
– Projeto “Alô, Cidade Limpa”;

Adece

Compartilhe

Deixe um comentário