Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Morre o chanceler Airton Queiroz

0
Morre o chanceler Airton Queiroz

Morre o chanceler Airton Queiroz

O chanceler Airton Queiroz faleceu em Fortaleza neste domingo (2) à noite, aos 70 anos. O chanceler foi casado com Celina Leal Queiroz, falecida há quatro anos. Teve dois filhos: Edson Queiroz Neto, diretor do Grupo Edson Queiroz e Superintendente do Sistema Verdes Mares, e Patricia Leal Queiroz. Deixou também seis netos.

O chanceler Airton José Vidal Queiroz foi o primeiro dos seis filhos de Yolanda e Edson Queiroz, fundador do grupo Edson Queiroz há 66 anos. Airton Queiroz dirigiu empresas do Grupo e presidiu a Fundação Edson Queiroz – mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). Dedicou grande parte da vida aos negócios da família e se tornou um apaixonado pelas artes.

Organizou a Coleção Airton Queiroz – composta por 254 obras de 109 artistas. A mostra tem os principais nomes das artes plásticas brasileiras como Aleijadinho, Portinari, Di Cavalcanti – além de artistas internacionais como Chagall, Monet, Renoir.

Airton Queiroz nasceu em Fortaleza no dia 14 de agosto de 1946. O corpo foi velado nesta segunda-feira de manhã. Houve também missa de corpo presente. Em seguida, o corpo foi cremado.

Luto oficial

O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias no estado pelo falecimento do chanceler. “Um dos maiores empresários do País, teve uma trajetória de sucesso à frente do Grupo Edson Queiroz, onde deu continuidade à gestão humanizada e compromissada com o desenvolvimento do Estado, iniciada por seus pais Edson e Yolanda Queiroz. Dono de sensibilidade ímpar para as artes, deixa um legado valioso para as culturas local, regional e nacional. Na educação, contribuiu efetivamente para a expansão de umas das instituições mais respeitadas do ensino superior, a Universidade de Fortaleza”, diz a nota de pesar.

Prefeitura

O Prefeito de Fortaleza também lamentou a morte do empresário, destacando a sua importância para a economia, o ensino superior, para o mundo das artes e da cultura. “O chanceler Airton Queiroz deixa para o Ceará, para o País e para o mundo da academia, em especial, uma história de forte compromisso com o saber e a democratização do conhecimento, no mais lato sentido de ser universal”, diz a nota. Fortaleza também terá luto oficial de três dias pelo falecimento do chanceler.

Compartilhe

Deixe um comentário