Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Moradores de Houston usam barcos para tentar resgatar pertences

0

Prefeito decretou toque de recolher para evitar saques nas casas alagadas.
Texas tem 49 mil casas alagadas, e 32 mil pessoas estão em abrigos.

Em Houston, no estado do Texas, os repórteres Tiago Eltz, Lucas Louis e Felippe Coaglio acompanham o trabalho dos socorristas e voluntários.

Quando Marluce saiu de casa, quatro dias atrás, não pensou em mais nada. “Quando você está dentro de casa e a água começa a entrar, a sensação que você tem é de um filme de terror. A única coisa que você quer fazer é salvar a sua vida”, contou a engenheira química Marluce Matlock.

Ela mora no Texas há quase 30 anos, e nesta quarta-feira (30) enfrentou a água novamente, de barco, para ver o que deixou para trás.

“Esta aqui é a minha casa, isto aqui é o jardim da minha casa. Estamos em cima do jardim da minha casa”, aponta para a área alagada.

Marluce queria pegar fotos e documentos, mas não conseguiu entrar em casa. E nem sabe quando vai poder voltar.

Já é o quinto dia desde que o Harvey chegou aos Estados Unidos. Para desespero dos moradores, não choveu o dia inteiro, mas a água não baixou. Na verdade, ela subiu nesta quarta (30). Está mais difícil de chegar às casas nesta quarta do que na terça (29).

Os rios continuam a receber a água que caiu na região nos últimos dias. Desde sexta (25), choveu o que estava previsto para o ano todo.

E os moradores precisam de barcos para buscar as poucas coisas que não se perderam.

A estimativa é que 49 mil casas estejam alagadas no Texas, mais de mil completamente destruídas.

Ninguém sabe ao certo quantos moradores tiveram que sair de casa por causa do Harvey. Muita gente foi para casa de amigos e parentes e pelo menos 32 mil pessoas estão vivendo em abrigos.

Em Houston, o prefeito decretou toque de recolher entre a meia-noite e as 5h para evitar saques nas casas alagadas.

E a cidade segue partida, separada por ruas que viraram rios.

A situação ainda é tão precária, tão difícil, tão extrema em Houston que um parto aconteceu numa caminhonete. Uma mulher estava com o marido, ela entrou em trabalho de parto e eles foram procurar um hospital onde ela pudesse ser atendida, mas não conseguiram encontrar um hospital. Por sorte eles encontraram uma equipe de resgate no estacionamento de um mercado.

Brandon, um dos líderes da equipe de resgate, contou que chamou uma ambulância, mas que não tinha ideia de quanto tempo ela podia demorar. “Estamos prontos para fazer o parto”, ele disse.

A grávida e o marido disseram para os socorristas que este é o quarto filho do casal e a quarta menina. A espera pelo socorro demorou uma hora. E a equipe fez o que deu para manter a mãe confortável no banco do carona, até que ela e o marido foram levados para o hospital.

Socorristas incansáveis, voluntários que trabalham há cinco dias e gente com a determinação de Marluce parecem ser a combinação para tirar Houston debaixo d’água.

Repórter: Olhando a sua casa desse jeito pela primeira vez desde que você saiu, o que acha que vai acontecer aqui?
Marluce: Reconstruir.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário