Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Mensagens de toque de recolher em Fortaleza são falsas, alerta prefeitura

0
Ônibus são incendiados em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal) Ônibus são incendiados em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)

Ônibus são incendiados em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará alertam para boatos compartilhados em redes sociais sobre um falso toque de recolher a partir das 22h desta quinta-feira (20). O boato ocorre em meio à onda de ataques a ônibus, prédios públicos e veículos de órgãos do estados que ocorre na Grande Fortaleza desde a tarde de quarta-feira (19).

“É proposto que os moradores de Fortaleza evitem ficar andando nas ruas a partir desse horário. Estaremos reforçando o policiamento de Fortaleza durante todo o dia”, diz um trecho da nota falsa. As mensagens de ameaça e toque de recolher ocorre também em mensagens de áudio compartilhada em redes sociais.

Os ataques a ônibus desta quarta, ocorreram a partir do meio-dia em bairros como Barroso – o primeiro deles -, Edson Queiroz e Barra do Ceará, além de cidades como Horizonte. Nestes três casos, criminosos jogaram gasolina e atearam fogo.

Ainda segundo o Sindiônibus, apesar dos ataques desta quinta, não há previsão de retirar os ônibus de circulação novamente.

Transtornos

Mais de 20 ônibus foram destruídos em ataques em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) Mais de 20 ônibus foram destruídos em ataques em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Mais de 20 ônibus foram destruídos em ataques em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Por causa dos ataques, alguns simultâneos, os ônibus deixaram de circular durante a tarde desta quarta-feira; faculdades suspenderam aulas; muita gente ficou sem opção para voltar para casa, e o transporte alternativo cobra valores superfaturados.

Oito presos

Oito homens foram detidos até a manhã desta quinta por suspeita de envolvimento nos incêndios. Um deles já que já responde por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi preso pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) pela manhã no Bairro José Walter. O suspeito, que estava armado, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e organização criminosa.

Motivação

Uma carta que exibe a assinatura de uma suposta facção criminosa foi deixada em um local de ataque a ônibus em Fortaleza nesta quarta-feira (19) na Barra do Ceará. A mensagem aponta como motivo dos incêndios mudanças dentro dos presídios. Uma fonte ouvida da área da segurança pública ouvida pelo G1 disse nesta quarta-feira que os ataques são represálias contra a mudança na rotina dos presídios do Ceará e transferências de presos. “A mudança de rotina em um dos presídios que deixava os presos soltos no pátio e passaram a ser recolhidos nas celas” foi o estopim da ação criminosa, disse.

Prefeitura de Fortaleza alerta para conteúdo falso em mensagem em rede social que anuncia toque de recolher (Foto: Reprodução) Prefeitura de Fortaleza alerta para conteúdo falso em mensagem em rede social que anuncia toque de recolher (Foto: Reprodução)

Prefeitura de Fortaleza alerta para conteúdo falso em mensagem em rede social que anuncia toque de recolher (Foto: Reprodução)

G1

Compartilhe

Deixe um comentário