Médicos que trataram as vítimas da tragédia da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, ofereceram ajuda aos queimados na creche de Janaúba.
Não tinha felicidade maior para uma mãe. Dar de comer ao filho ainda no hospital. O menino teve queimaduras nas costas e inalou muita fumaça. “Fico muito feliz que ele está reagindo, que ele está se alimentando. Comeu duas frutas, banana, e agora tomou um copinho de suco. Está bonzinho agora”, disse a mãe do Lucas, Rosilene Martins.
Na sexta-feira (6) à tarde houve uma celebração em frente à Santa Casa de Montes Claros. Os atendimentos de rotina foram suspensos para dar prioridade às vítimas de Janaúba.
Visitantes não podem passar da porta de entrada do CTI Neonatal, onde estão internadas as crianças em estado mais grave. Todas respiram com a ajuda de aparelhos e precisam de monitoramento 24 horas.
Na capital mineira, as vítimas da creche estão em dois hospitais. Um deles é o João XXIII, referência em tratamento de queimados.
Do Rio Grande do Sul veio uma ajuda importante. O Centro Integrado de Atendimentos às Vítimas de Acidentes, do Hospital Universitário de Santa Maria, ajudou por telefone. O centro foi criado depois da tragédia da boate Kiss, que matou 242 pessoas em janeiro 2013. Por orientação dos médicos do centro, 42 pessoas que inalaram fumaça foram levadas para o Hospital de Janaúba.
“Eles entraram em contato à noite, às 22h, porque retornaram algumas crianças graves, algumas crianças que durante o dia foram piorando. Isso é característica, pode acontecer na lesão inalatória. Foi o que a gente observou aqui em Santa Maria também”, afirmou a médica pneumologista Grazielli dos Santos Lidtke.
Os médicos do centro vão ficar em contato permanente até que o estado das vítimas se estabilize. Mas, se for necessário apoio presencial, os profissionais de Santa Maria devem ir para Minas Gerais.
Da tristeza que abateu o norte de Minas, os moradores se uniram pela vontade de ajudar. Um colégio de Montes Claros abriu as portas para as famílias. Lá, elas podem descansar e receber as refeições preparadas com muito carinho por voluntários. “Quero te agradecer de todo meu coração e toda sua família e todos que estão nos ajudando, que Deus abençoe”.