O ex-lateral-esquerdo do Barcelona e da seleção francesa, Eric Abidal, é considerado por muitos no meio do futebol como um exemplo de determinação e força. O ex-jogador lutou pela vida quando em 2011 descobriu que tinha um tumor maligno no fígado.
Abidal lutou e venceu o câncer, mas o que muitos não sabem é do episódio revelado pelo francês envolvendo seu ex-companheiro de clube e amigo, o brasileiro Daniel Alves. Segundo o ex-ala-esquerdo, o lateral-direito, que hoje defende o Paris Saint Germant, lhe ofereceu parte de seu fígado.
“O meu companheiro de time Daniel Alves me ofereceu o seu fígado. Ele falou sério, mas eu são poderia aceitar nunca. Ele tem uma família e uma carreira. Era uma operação complexa e isso seria demais”, disse Abidal em entrevista ao jornal inglês “Daily Mail”.
Em homenagem ao amigo, Dani Alves abandonou a camisa “2” do Barça e passou a jogar com a “22”, número usado pelo companheiro.
Sem o órgão de Daniel, Abidal explicou que foi salvo por um primo. “Ele salvou minha vida, simples assim. Meu sistema imunológico teve que aceitar o novo fígado. Eu fiquei no hospital durante 42 dias. Foi uma dor terrível.”
Revelado pelo Monaco, Abidal jogou no Barcelona de 2007 a 2013, período em que conviveu com Daniel Alves. O francês deixou os gramados em 2014.
cnews