Quem utiliza diariamente o transporte público de Fortaleza está suscetível a sofrer assaltos e furtos durante o percurso. Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), foram registrados no Estado 23.632 casos de furtos de janeiro a maio deste ano.
Diante desse quadro, a Federação Sul Americana de Krav Magá promoveu um seminário de técnicas de defesa pessoal em ônibus no dia 11 de junho deste ano. Segundo o representante da federação e instrutor, professor Fred Carneiro, o seminário simulou diversas situações de risco dentro dos coletivos e como os alunos podem se defender.
“As técnicas do Krav Magá são ensinadas para ser utilizadas em situação real. No caso dos ônibus, há suas particularidades. Pode estar cheio e tem a questão do equilíbrio. Então, o seminário foi para mostrar o que fazer que quando você está em pé ou sentado, por exemplo”, afirmou o professor.
Todos os anos a federação promove esses eventos com temas variados e, segundo Fred, a escolha pela defesa em transporte coletivo deve-se aos comentários de furtos e assaltos dos alunos em ônibus. “Por conta do tempo limitado, a gente buscou dar uma visão maior das possibilidades de defesa que o aluno pode ter”, contou.
Krav Magá: uma arte de defesa pessoal
Ao contrário do que se parece, Krav Magá é diferente das artes marciais, como jiu jitsu e boxes. Trata-se de uma técnica de defesa pessoal e não uma arte marcial. A proposta é que as pessoas independente de sexo, idade ou biotipo possam se defender de situações de violência do dia a dia.
“Se você estiver em uma situação de risco, o aluno vai ter condições de analisar se deve reagir ou não. Para ter sucesso em uma situação real é preciso ter muita técnica, controle emocional e análise rápida da situação. Tudo isso se aprende nas aulas regulares”, detalha Fred Carneiro.
O estudante de Biologia e um dos alunos Carlos Eduardo sofreu uma tentativa de assalto em junho. “Fui abordado por dois homens que pediram meu celular. Como não tinha, dei a minha carteira. O Krav Magá tem alguns princípios de reagir ou não reagir nessas situações. Eu notei que ele estava desarmado e reagi dando um soco no pescoço de um deles”, contou Eduardo, que está há nove meses nas aulas de Krav Magá.
Serviço:
Locais que oferecem aulas de Krav Magá
Academia Owner: Body & Mind
Local: Rua Joaquim Nabuco, 1308 – Aldeota
Horários: segunda e quarta-feira às 19h30/Terça e quinta-feiras às 7h, 19h e às 21h.
Telefone: (85) 3261-9300
Academia Espaço Vida
Local: Av. Dep. Oswaldo Studart, 175 – Bairro de Fátima
Horários: Sábados às 8h ou às 10h
Telefone: (85) 3055-3077
Academia Mega Gym
Local: Av. Washington Soares, 6450 – Cambeba
Horário: Segunda e Sexta-feira às 6h30min ou às 21h
Telefone: (85) 3274-9000
Tribuna do Ceará