Resumo
- Furacão, mais forte já registrado no Atlântico, deixa rastro de destruição
- Há pelo menos 21 mortes; número é impreciso por falta de informações
- Estado americano da Flórida se prepara para chegada de Irma
- Impacto na costa dos EUA será “devastador”, dizem autoridades
- Chegada à costa americana está prevista para a noite de sábado
Acompanhe
Chega a 21 o número de mortos na passagem do furacão Irma no Caribe
O furacão Irma deverá ser o teste mais difícil para as usinas nucleares dos Estados Unidos desde que foram fortalecidas as defesas dos reatores contra desastres naturais, após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, em 2011. A operadora, Florida Power & Light (FPL), disse que vai fechar a Turkey Point bem antes de os ventos atingirem a usina. Os reatores estão cerca de 42 km ao sul de Miami.
Autoridades aconselham 680 mil pessoas a deixar Miami antes da chegada do furacão Irma
O governador do Alabama, Kay Iver, decretou estado de emergência no estado devido ao furacão Irma.
Painel do aeroporto de Miami mostra voos cancelados devido ao furacão Irma.
A Latam, Azul, Avianca e American Airlines cancelaram pelo menos 50 voos com destino ou chegada da Flórida.
Policiais detém morador de rua em Miami para levá-lo a abrigo antes da chegada do furacão Irma à Flórida. Segundo a agência Associated Press, pelo menos 5 pessoas foram levadas a uma enfermaria psiquiátrica.
Animais são protegidos em abrigo de Miami, na Flórida. Moradores buscam refúgio para a chegada do furacão Irma
Centenas de pessoas buscam abrigo em um centro de convenções de Miami. Furacão Irma deve chegar à Flórida entre sábado e domingo
Imagens da Nasa mostram a evolução do olho do furacão Irma.
O presidente do México, Henrique Peña Nieto, alertou os moradores de Hidalgo, Puebla e Veracruz para a possibilidade de fortes chuvas
O presidente do México, Henrique Peña Nieto, alertou a população mexicana para a aproximação do furacão Katia
Foto da Nasa mostra os furacões José, Irma e Katia ao mesmo tempo
Bailarina brasileira que atua em na Flórida mostra falta de mercadorias e se prepara para o furacão Irma: ‘ficarei no banheiro ou no closet’
Bauruenses na Flórida estocam lanternas, alimentos e água para receber o furacão Irma
‘Preparando para o pior, esperando pelo melhor’, diz médica brasileira sobre furacão Irma na Flórida
Trump sanciona lei que prorroga limite de dívida e concede US$ 15 bi em ajuda para efeitos de furacões
Turistas de São Paulo sofrem para voltar pra casa por conta do furacão Irma
Imagens da Nasa mostram o furacão Irma
Amigos mudam roteiro de viagem nos EUA para fugir do furacão Irma e tentam antecipar volta ao Brasil
As agências de viagens tiveram que fazer um “mutirão” nos últimos dias para tentar dar conta dos telefonemas de turistas brasileiros que viajavam para Miami, nos Estados Unidos, ou para as praias do Caribe. A chegada do furacão Irma estragou os planos de viagem de muita gente e levou os turistas a cancelar ou remarcar suas viagens.
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou estado de emergência no estado da Georgia devido à aproximação do furacão Irma.
14 voos que sairiam do Brasil com destino aos EUA nesta sexta foram cancelados: oito em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, um em Confins (MG) e um em Brasília.
Vídeo da Nasa mostra a evolução do furacão Irma
Brasileira mostra prateleiras vazias em supermercado da Flórida
Emerson dos Anjos, um dos paranaenses isolados em áreas atingidas pelo furacão Irma, no Caribe, disse que a tendência é a situação piorar na região. Ele estava na Ilha Anegada quando houve a passagem do furacão. Ele e outros cinco homens foram para o Caribe para trabalhar na construção de casas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o governador da Flórida, Rick Scott, conversaram nesta sexta sobre o apoio do Governo Federal frente à iminente chegada do furacão “Irma” ao estado.
O condado de Miami-Dade está trabalhando para abrir mais de 40 abrigos, com capacidade total de 100 mil pessoas. É a maior operação logística da história do estado.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o furacão Katia está se aproximando da costa do México, e tempestades perigosas são aguardadas na região.
O estado da Virgínia, nos EUA, declarou estado de emergência
Furacão Irma mata 21 pessoas e provoca rastro de destruição em passagem pelo Caribe
Marido de brasileira que mora em San Martin ficou 18 horas preso em cômodo após passagem do Irma
Câmeras na Estação Espacial Internacional mostram os furacões José e Irma
Nuvens são vistas perto da Disney antes da chegada do furacão Irma à Flórida nesta sexta-feira (8)
A maior parte dos parques da Disney ficará fechada entre sábado e segunda. Veja o comunicado oficial com os horários, em inglês.
Segundo a “CNBC” esta é quarta vez desde a abertura do complexo de parques temáticos que a Disney fecha as portas – todas por furacões.
Os parques da Disney em Orlando ficarão fechados a partir da noite deste sábado (9), sem previsão de reabertura, segundo a imprensa americana. Os parques da Universal também fecharão no sábado e permanecerão sem atividades no domingo e na segunda, assim como o SeaWorld.
O Papa Francisco manifestou apoio às pessoas que sofrem as consequências do terremoto que sacudiu o México e do furacão Irma, que passa pelo Caribe.
Governo americano alerta que Furacão Irma pode devastar também sul dos Estados Unidos
Moradores da cidade de Caibarien, no norte de Cuba, se preparam para a chegada do furacão Irma
A luxuosa mansão de Mar-a-Lago, usada várias vezes pelo presidente dos EUA, Donald Trump, depois de tomar posse, foi evacuada nesta sexta junto com o restante do condado de Palm Beach, no sudeste da Flórida. A Trump Organization, empresa do presidente, também foi obrigada a fechar outras duas propriedades no estado: o Trump International Golf Club, de West Palm Beach, e o Trump National Golf Club, de Júpiter.
Imagem de satélite mostra a evolução do furacão Irma. Ele está na costa de Cuba.
Moradores cobrem janela e reforçam proteção na cidade cubana de Caibarien
Quase todas as províncias de Cuba estão em alerta devido à passagem do furacão Irma, que neste momento passa pela costa da ilha, segundo o site Cubadebate.
O Aeroporto Internacional de Miami indicou que só fechará se houver “danos severos ou grandes preocupações com segurança por conta de Irma”.
A American Airlines anunciou que cancelará todos os seus voos com destino ou origem em Miami a partir das 16h locais (17h, em Brasília) desta sexta.
No aeroporto de Fort Lauderdale, os cancelamentos chegavam a 267, segundo o site flightware.com.
No aeroporto de Miami, foram cancelados antes das 11h locais (12h, em Brasília) quase 600 voos, tanto de chegada e como de partida, o que significa a metade dos previstos para a sexta=feira, segundo o site do aeroporto.
O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) permanecerá aberto nesta sexta desde que não haja “graves danos” ou preocupação com a segurança perante a chegada do furacão Irma, enquanto o terminal de Hollywood-Fort Lauderdale (FLL) será fechado às 19h45 locais (20h45, em Brasília).
A passagem do furacão Irma pelo Haiti deixou pelo menos dois feridos, bem como inundações em dezenas de localidades e provocou o deslocamento de cerca de 2.142 pessoas, muitas delas mulheres e crianças.
O Papa Francisco, que está na Colômbia, orou pelas vítimas do terremoto no México e do furacão Irma.
O condado de Miami Dade está trabalhando para abrigar cerca de 100 mil moradores em 40 abrigos. É a maior operação logística da história do condado.
O prefeito da cidade de Tampa, na Flórida, Bob Buckhorn, mandou os moradores da chamada Zona A da cidade a se retirar por causa de Irma. Autoridades do condado de Hillsborough também estão retirando os moradores com necessidades especiais.
A região holandesa da ilha de San Martín tem 2 mortos e 43 feridos pela passagem de Irma, segundo as autoridades.
As usinas nucleares de Turkey Point e St. Lucie, nos EUA, vão ser desligadas 24 horas antes da chegada de Irma, segundo a imprensa local.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA usa o avião “Hurricane Hunter” para colher informações sobre as tempestades no Atlântico Norte. Vídeo mostra o avião voando dentro do furacão Irma:
Imagem mostra o trajeto do avião da NOAA no olho do furacão Irma:
O secretário de Saúde e de Serviços Humanos dos EUA, Tom Price, classificou o Irma como “uma tempestade notavelmente perigosa, e a janela para se chegar ao lugar certo… está se fechando rapidamente”.
Price disse que o principal hospital de Saint Thomas, nas Ilhas Virgens norte-americanas, foi fechado por ter sofrido danos do Irma, e que pacientes em estado crítico estão sendo levados para Porto Rico ou outras ilhas.
O Serviço Nacional do Clima disse que esta sexta-feira é o último dia para os moradores se retirarem antes de os ventos começarem a desenvolver velocidades perigosas na Flórida.
As empresas aéreas aumentaram o número de voos partindo do Estado na quinta-feira e depois anunciaram planos de interromper as partidas em alguns aeroportos do sul da Flórida a partir da tarde desta sexta-feira.
Os EUA só receberam três tempestades de categoria 5 desde 1851, e o Irma é muito maior do que a última a se abater sobre o país em 1992, o furacão Andrew, de acordo com Long.
O Irma era um furacão de categoria 5, o mais perigoso na escala, mas foi rebaixado para 4 no começo desta sexta depois de assolar ilhas do Caribe.
Prevendo que o furacão Irma irá “devastar” parte dos Estados Unidos, autoridades norte-americanas estão preparando uma grande reação à tempestade, disse o diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA (Fema, na sigla em inglês) nesta sexta.
Como o Irma deve atingir a Flórida já na noite de sábado, partes do Estado devem ficar sem eletricidade durante dias, se não mais, e mais de 100 mil pessoas podem precisar de abrigo, alertou Brock Long, administrador da Fema.
“O furacão Irma continua a ser uma ameaça que devastará os EUA, seja na Flórida ou em alguns dos Estados do sudeste”, disse Long.
O presidente dos EUA, Donald Trump, mandou uma mensagem de alerta para os americanos a respeito da passagem do furacão Irma.
O furacão Katia, que está no Golfo do México, se fortaleceu e agora é de categoria 2, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Por causa do furacão Irma, companhias aéreas cancelam voos para os EUA
O furacão Jose, que segue quase o mesmo trajeto de Irma, se fortaleceu e agora é de categoria 4, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
O governo da Flórida informou que os moradores devem se preparar para sair da região que será afetada.
Em Turcos e Caicos, território britânico golpeado pelo furacão, a agência de prevenção de desastres pediu a todos os residentes e turistas que permaneçam abrigados.
O governo britânico acelerou nesta sexta-feira a ajuda às vítimas do furacão Irma em seus territórios do Caribe depois de ser acusado de responder tardiamente e das Ilhas Virgens Britânicas decretarem estado de emergência.
“A passagem do furacão foi devastadora”, afirmou a primeira-ministra Theresa May à BBC. “Para algumas pessoas, tudo foi destruído”, acrescentou.
Londres aumentou o fundo econômico de ajuda e despachará ainda nesta sexta-feira dois aviões com pessoal e equipamento de resgate, segundo o ministério da Defesa.
Mais de um milhão de pessoas na Flórida e na Geórgia receberam ordens de evacuação obrigatória.
“O furacão Irma é de proporções épicas, talvez o maior que já temos visto. Permanecem seguros e saiam do caminho, se for possível”, tuitou Trump.
Irma deve chegar à Flórida na noite de sábado.
O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu nesta sexta que os americanos “saiam do caminho” de Irma. As autoridades advertiram que está se “fechando a janela” para deixar as zonas que serão atingidas.
G1