Serão entregues na próxima quinta-feira (9) mais duas estações dos Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO), o sistema público de carros elétricos compartilhados de Fortaleza. Na ocasião, também serão anunciadas as novidades do Pacote VAMO 2017, que prevê, por exemplo, a redução da tarifa de uso, além da assinatura de Convênio de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Fortaleza, a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Enel Distribuição Ceará (Enel) para o desenvolvimento de pesquisas em mobilidade elétrica.
Com sistema coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), as novas duas estações do VAMO estão localizadas no Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) e na Praça da Igreja Matriz da Parangaba. Com isso, Fortaleza conta com dez estações e vinte veículos 100% elétricos, sendo quinze do modelo compacto “Zhidou EEC L7e-80” e cinco do modelo “BYD e6”.
A cerimônia de assinatura do convênio de cooperação entre as três instituições tem o objetivo de viabilizar pesquisas sobre mobilidade elétrica e de inovação no transporte público e particular de Fortaleza. Para a realização desse estudo, será lançado na Unifor o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (CPqMEL), no sentido de estimular o uso de veículos elétricos por meio de pesquisas científicas, propor novas soluções de mobilidade elétricas aplicáveis a Fortaleza e a outros centros urbanos do país.
Além da cerimônia e da inauguração das novas estações, a Prefeitura de Fortaleza lançará o Pacote VAMO 2017, com novidades sobre o serviço. Entre as mudanças, serão anunciados os detalhes sobre a redução da tarifa de uso dos carros elétricos compartilhados, assim como o projeto de inserção de vagas para apoio e novas funções do aplicativo do sistema, que são medidas que incentivam o uso e o compartilhamento dos veículos.
CNEWS