Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

“Foguetinho”, Willian tenta decolar na cidade que mandou 1º homem ao espaço

0

“Foguetinho”. Numa seleção sem apelidos, Tite, apelido de Adenor Leonardo Bachi, escolheu esse para Willian. O técnico usou pela primeira vez em alusão ao arranque que até tira grama com a chuteira. Na semana passada, voltou a chamá-lo assim, mas numa tentativa de fazer seu Foguetinho decolar. E não há lugar melhor do que Samara, a cidade espacial do país da Copa.

Brasil e México se enfrentam às 11h (de Brasília) desta segunda-feira, pelas oitavas de final, no local onde foi construído o Vostok 1, foguete que transportou, em abril de 1961, o russo Yuri Gagarin, primeira pessoa a viajar pelo espaço.

Entre 1935 e 1991, Samara se chamava Kuibyshev, e um de seus aspectos mais marcantes eram as megaindústrias que alimentavam a União Soviética na corrida espacial com os Estados Unidos. Essas fábricas eram representadas por equipes de futebol em competições locais. Mas mudaram o nome da cidade, o contexto político e o “futebol raiz”.

Agora, Samara e sua moderníssima arena são uma das sedes da Copa do Mundo. Uma Copa que ainda não viu o melhor do Foguetinho. Willian não repetiu na primeira fase as boas atuações da temporada.

Museu Espacial de Samara tem referências à tradição da cidade (Foto: Alexandre Lozetti) Museu Espacial de Samara tem referências à tradição da cidade (Foto: Alexandre Lozetti)

Museu Espacial de Samara tem referências à tradição da cidade (Foto: Alexandre Lozetti)

Na avaliação da comissão técnica, parte da responsabilidade é do jogador, que tem errado mais do que o normal, mas as mudanças do lado direito, que teve Danilo e Fagner na lateral, e um Paulinho também abaixo do rendimento normal, atrapalham Willian.

Por isso Tite aposta na repetição, no entrosamento, no maior entendimento coletivo para Willian decolar. O México também é um adversário que pode ajudar o camisa 19. A expectativa é que a Seleção tenha mais espaço contra a equipe comandada pelo destemido colombiano Juan Carlos Osorio.

Willian, entre Neymar e Miranda, no treino da Seleção em Samara (Foto: David Gray / Reuters) Willian, entre Neymar e Miranda, no treino da Seleção em Samara (Foto: David Gray / Reuters)

Willian, entre Neymar e Miranda, no treino da Seleção em Samara (Foto: David Gray / Reuters)

A fama ainda ecoa por Samara, principalmente em seu museu espacial. Pequeno, singelo, como tudo na cidade à beira do rio Volga, mas com um foguete em sua fachada. O Vostok 1, de Gagarin, ficou em órbita por 108 minutos. A nave tinha apenas 4,4 metros de comprimento e 2,4 metros de diâmetro. Foi neste mínimo espaço que o cosmonauta russo, à época com 27 anos, fez história.

Inspiração para Willian. Com muito ou pouco espaço, será possível começar a fazer história em Samara.

FICHA TÉCNICA

Local: Arena Samara, em Samara
Data e horário: segunda-feira, às 11h (de Brasília)
BRASIL: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Pendurados: Casemiro, Coutinho e Neymar
Desfalque: Douglas Costa (lesão muscular na coxa direita)
MÉXICO: Ochoa, Alvarez, Salcedo, Ayala e Gallardo; Hector Herrera, Guardado e Layún; Lozano, Vela e Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio
Pendurados: Hector Herrera, Layún e Gallardo
Desfalque: Hector Moreno (suspenso)
Arbitragem: Gianluca Rocchi, auxiliado por Elenito di Liberatore e Mauro Tonolini (todos da Itália)
Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno; comentários de Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho; reportagens de Tino Marcos, Guilherme Pereira e Eudes Júnior), SporTV (narração de Luiz Carlos Jr.; comentários de Lédio Carmona e Ricardinho; reportagens de Mauro Naves e Eric Faria) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 9h

Compartilhe

Deixe um comentário