Desafio do governador Camilo Santana a Lúcio Gomes, seu secretário de Infraestrutura: concluir – e colocar em operação – até o fim deste ano – o trecho do VLT ligando as estações de Parangaba e Papicu. Para cumprir a missão, Lúcio Gomes acelera medidas para o pagamento das desapropriações dos imóveis à margem dos trilhos do VLT, 90% dos quais estão localizados entre a Av. Aguanambi e S. João do Tauape. Valor total das indenizações: R$ 58 milhões. O dinheiro está disponível, o que falta agora é vencer obstáculos da burocracia, explica o secretário da Seinfra, para quem tudo estará pago nos próximos 90 dias. “Depois disso é só retomar as obras que faltam”, diz Lúcio, que ontem à noite viajou para Rotterdam, integrando a comitiva do governador.
Fiec
Beto Studart, presidente da Fiec, viajou ontem – no seu próprio avião – para a Holanda. Com um time de empresários, integrará a comitiva do governador Camilo Santana que fechará acordo do Governo do Ceará com o Porto de Rotterdam.
Aeroporto
Empresários cearenses ainda celebram a vitória da empresa alemã Fraport que ganhou o leilão de concessão do aeroporto de Fortaleza. É uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo. A Fraport, entre outros, opera o aeroporto de Frankfurt.
Estrada
Ficou pronta a estrada CE-110, estrada que liga a ponte do Sabiaguaba à CE-040 e daí até o Porto do Pecém, via Anel Viário. Já se vai, por rodovia, do porto do Mucuripe até o Porto do Pecém. Falta apenas concluir a duplicação do Anel Viário.
Embrapa
Boa notícia: a Embrapa, por meio do seu Agropensa – seu Sistema de Inteligência Estratégica disponibilizou “para instituições parceiras” suas informações sobre dados de produção agrícola e pecuária e de comércio exterior do agro brasileiro.
Chinês verá o sol cearense
Recém chegado de sua quarta viagem à China, Fernando Cirino Gurgel pede espaço para anunciar que, dentro de 30dias, virá aqui o vice-presidente da Chint – uma das maiores empresas do mundo na área de energia solar. O executivo chinês, com o quem Cirino se reuniu há uma semana, conhecerá as potencialidades do Ceará na geração das energias renováveis. A Cint produz tudo – painéis fotovoltaicos e mais transformadores, isoladores, disjuntores e equipamentos de medição e leitura de consumo de energia. Fernando Cirino mostrará as áreas de que dispõe para o investimento chinês no Apodi e Aquiraz.
Pecém
Chegou para o Porto do Pecém novo Grab de 14 m³, que opera, auxiliado por guindaste, na carga e na descarga de minério de ferro. A operadora Tecer o importou da Alemanha. E já operam 3 empilhadeiras de garfo que a Tecer importou para a carga de placas de aço – a um custo de R$ 4 milhões.
Bom
Agricultura
Secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Euvaldo Bringel arregimenta os empresários agropecuaristas para o evento de lançamento do Agro Simples. 2ª feira, no Palácio Iracema,
Ruim
Paralisada
Ainda não recomeçaram as obras de construção da Estrada das Placas, pela qual circularão os caminhões pesados que levarão até o Porto do Pecém as placas de aço produzidas pela usina da CSP
Livre Mercado
Vem aí, de 7 a 13 de junho, o VI Festival de Cinema Digital de Jericoacoara. Coordenado por Francis Vale, um apaixonado pela sétima arte, o evento exibe, premia e debate filmes brasileiros de curta metragem (de 20 minutos) e forma plateias entre os moradores da vila de Jeri, que interagem com veteranos diretores do cinema nacional. O festival é um espaço privilegiado para a divulgação dos produtos das empresas que, tirando proveito da Lei Rouanet, o patrocinam. Eis um ótimo projeto.
Diário do Nordeste/Coluna do Egídio Serpa