Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Egídio Serpa: A ideia virou memorando

0
00:00 · 25.03.2017
Há dois anos, logo após assumir a presidência da Cearáportos, Danilo Serpa ouviu, em almoço com líderes agropecuaristas e industriais, sugestão do empresário Carlos Prado de buscar parcerias com grandes portos do mundo, como o de Roterdã, maior da Europa. Dois dias se passaram e a negociação com os holandeses, com o aval de Camilo Santana, teve início. Danilo voou até Roterdã, conheceu o seu porto e os detalhes de sua operação. Surpreendeu-o a constatação de que os holandeses sabiam de tudo sobre Pecém. E que essa parceria lhes interessava, também. Sopa no mel. O porto holandês passou a dar consultoria à Cearáportos, e acerta ponteiros jurídicos para contrato definitivo com a cearense, de cujo capital Roterdã deverá ter 49%.

Propaganda

Sidney Oliveira, dono das farmácias Extrafarma, está ajudando o projeto de João Dória Jr de ser candidato à Presidência da República pelo PSDB. No jogo Brasil 4 Uruguai 1, a logomarca da Prefeitura de SP surgiu na tevê. Paga por Oliveira.

Saúde

Pesquisador da Embrapa, João Pratagil revela: o baixo consumo de hortaliças e frutas está associado a 31% das doenças isquêmicas do coração, a 19% dos casos de câncer intestinal, a 11% dos derrames no mundo. A OMS sugere comer mais frutas.

Residência

Será amanhã o processo seletivo da primeira turma de candidatos à Residência Multiprofissional em Cancerologia do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Há 24 vagas – 4 para cada um dos 6 núcleos profissionais, entre eles o de Enfermagem.

Enade

David Rocha, diretor da Unichristus informa que seus cursos de Administração e Direito obtiveram a melhor pontuação entre as escolas particulares de ensino superior do Estado. E, no ranking nacional do Enade, ficaram na 4ª colocação.

Pecém: só uma pergunta

desta coluna, o engenheiro Fernando Ximenes pergunta: como um território cearense (ocupado pelo Complexo Portuário e Industrial do Pecém, incluindo a ZPE que já tem 4 empresas) com 2 prefeituras e suas Câmaras de Vereadores e secretarias, inserido na geografia de uma unidade federativa que tem sua própria Constituição, será gerido por uma empresa holandesa? Resposta de uma fonte da PGE: “Essas e outras questões serão alvo da minuciosa análise que, ao longo dos próximos 12 meses se fará. Quando – e se – tudo estiver concluído, deverá surgir o ato jurídico perfeito”, disse a fonte.

Contrato

Juvêncio Viana (foto), Procurador Geral do Estado, lidera o grupo de trabalho que, em nome do Governo do Ceará, tratará com o time de advogados do Porto de Roterdã a respeito do futuro contrato com a Cearáportos. Terão de ser respeitadas as constituições do Brasil e da Holanda. Trabalho pesado!

Bom

Economia

Em Hong Kong, 80% dos seus habitantes usam água do mar – sim, senhor, água salgada – para abastecer a descarga sanitária de suas casas. 762 mil m³/dia de economia de água doce. Ótimo!

Ruim

Sem controle

Seria muito bom que os juízes – de todas as instâncias da Justiça – falassem apenas nos autos dos processos. Mas muitos deles não se controlam diante de câmeras e microfones. Dá no que tem dado.

Livre Mercado

Na viagem de volta de Roterdã e Frankfurt, o Challenger 300 do empresário Beto Studart, presidente da Fiec, fez escala em Lisboa, onde ele e seus dois convidados – Ricardo Cavalcante e Geraldo Luciano – jantaram com João Carlos Paes Mendonça, que tem casa na capital portuguesa e vinhedo na região do rio Douro. Studart desembarcou ontem à tarde em Fortaleza. Hoje, comparecerá à solenidade de entrega da Medalha da Abolição, às 17 horas, no Centro de Eventos do Ceará, ao abrigo da chuva.

Diário do Nordeste/Negocios

Compartilhe

Deixe um comentário